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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSpindler, Rodolfo Brumel Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2013-01-29T01:37:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/65440pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento da frota de veículos a cada dia na Região Metropolitana de Porto Alegre, as vias que possibilitam os acessos entre as cidades integrantes dessa Região estão, cada dia mais, saturadas. Para os residentes ou trabalhadores nas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, que fazem uso de automóveis, e na sua maioria utilizam a rodovia BR-116 para acessar Porto Alegre, existe uma excelente opção: o Trensurb, que através de melhorias poderia tornar-se atraente para esses usuários. O objetivo desse estudo é calcular as probabilidades de migração dos usuários da rodovia BR-116 (somente automóveis) para o Trensurb frente a novas propostas para o Trensurb. Com a ajuda de pesquisas realizadas através de questionários de Preferência Revelada e Preferência Declarada são obtidos os dados necessários para o estudo. O questionário de Preferência Declarada apresenta, aos respondentes, melhorias hipotéticas para o Trensurb e, através das respostas desses usuários, são confeccionadas as funções de Utilidade da amostra, e através do uso dessas funções de Utilidade (que mede a Utilidade de cada modal). Com o uso do modelo Logit Multinomial – Logit Binomial nesse estudo, já que se trata de dois modais – que integra os modelos desagregados ou de segunda geração, as funções de Utilidade possibilitam o cálculo das probabilidades de migração da amostra de usuários da rodovia BR-116 para o Trensurb. Além disso, é possível verificar a representatividade, influência ou importância de cada atributo estudado (custo, tempo e comodidade) e os valores monetários do tempo e da comodidade. O levantamento de dados não apresentou qualquer dificuldade maior e os resultados obtidos foram coerentes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleMigração de usuários do transporte individual para o coletivo : estudo do caso entre a rodovia BR-116 e Trensurbpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000864072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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