Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Paulapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Maria Paula Brandão Botelhopt_BR
dc.contributor.authorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.date.accessioned2013-02-28T01:38:44Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1645-0523pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67111pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyse how students, boys and girls, observe and classify the gender relations in the Physical Education (PE) mixed classes. The analysed data came by from 60 semi-structured interviews from Oporto secondary school students (30 boys and 30 girls). An inductive analysis and interpretation of the data was carried out following the information treatment by the program QSRNVivo. The results suggest that boys and girls analyse differently the gender relations in PE classes. Half of the female students understand that the relations are not good, expressing some complains about their colleagues’ behaviours and attitudes which bother them offend them and lead them to a disinvestment in the PE activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectMixed classesen
dc.titleAs relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunaspt_BR
dc.title.alternativeGender relations in physical education’s classes : students’ perceptionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000683446pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record