Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvancini, José Augusto Costapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Alexandre Diaspt_BR
dc.date.accessioned2013-03-14T01:39:28Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67628pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é estudar os dispositivos de atuação dos agentes no campo das artes através dos vernissages, estes eventos sociais aglutinadores que servem não apenas para inaugurar uma determinada exposição, mas também como palco para a construção de capital simbólico e social, necessários para o funcionamento do próprio campo. Pretendemos analisar a atuação dos convidados no espaço expositivo e os conceitos associados à experiência pessoal de cada agente do campo artístico, a partir de entrevistas; por fim, pretendemos mostrar a importância dos vernissages para o mundo da arte. Por que o vernissage é importante? Sua existência traz, de antemão, um poderoso instrumento de divulgação e de coesão social – o convite privado e público que faz a seu público: um chamamento. Desta forma, pretendo apresentar um estudo relevante para uma melhor compreensão sobre o funcionamento do campo artístico, dos papéis dos diversos agentes nesse campo, mostrando que os vernissages podem ser, em boa medida, um importante instrumento para a própria construção do público de arte.pt_BR
dc.description.abstractThe general aim of this study is to investigate the mechanisms of the action of agents in the art world through vernissages (art openings), social events that bring people together, not just to open a particular exhibition, but also as the stage for the construction of symbolic and social capital necessary for the operation of the art world itself. It aims to analyse the behaviour of guests in the exhibition space and the concepts associated with the personal experience of each agent on the art scene conducted through interviews; and finally it aims to show the importance of these vernissages for the art world. Why is the vernissage important? Its existence is a powerful anticipatory instrument for publicising and for social cohesion – the private and public invitation that is created for its audience: a convocation. I intend to present a study that is relevant for a better understand of the running of the artistic field, and of the roles of the various players in the field, showing that vernissages may be, in large measure, an important instrument for the actual construction of art public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtiquetteen
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectTasteen
dc.subjectVernissagept_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectPublicen
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectArte : Exposiçõespt_BR
dc.subjectSociology of arten
dc.subjectArt openingsen
dc.subjectArte : Apreciaçãopt_BR
dc.subjectFunção socialpt_BR
dc.titleA função social dos vernissages no campo da artept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000873696pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples