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Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível?
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Veríssimo, Ana Carolina Brandão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:43:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67884 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as contribuições da prática extensionista na promoção da equidade de gênero. Fundamentou-se em Louro (2003) e Meyer (2012), compreendendo que os lugares sociais de meninos e meninas não são “naturais”. Assim como a ação de extensão estudada, esta pesquisa surgiu da necessidade de ampliar as discussões sobre as posturas predeterminadas para meninas e meninos, bem como problematizar a relevância de práticas pedagógicas nas quais as crianças possam brincar juntas. O corpus de análise constituiu-se de observações participantes, leituras de relatórios da ação de extensão “Carrinho (d)e Boneca” e entrevistas com estudantes de Pedagogia, que tiveram experiência como bolsistas nesta prática em 2011 e 2012. Com as análises realizadas, pode-se perceber que as crianças começaram a brincar em grupos mistos durante as oficinas, porém ainda reproduziam conceitos arraigados sobre distinções entre os gêneros. Percebeu-se, também, que nos espaços em que a ação ocorreu por mais tempo, elas falavam “o que era esperado”, devido ao seu entendimento da proposta. A relação com a ação de extensão provocou nas bolsistas, repensar a prática pedagógica, salientando a relevância de se abordar tais temas em sala de aula. A pouca discussão sobre esta temática, realizada nos espaços formativos de professores, pode contribuir para que estas divisões sejam cotidianas na escola, tendo por base o estudo realizado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Extensão | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Eqüidade | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873089 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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