Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Bruna Silva dopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Maria Elizete Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:44Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69732pt_BR
dc.description.abstractEstudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Apresenta a análise dos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Verifica, a partir de pesquisa empírica, nos sites institucionais a inserção da temática da acessibilidade através da leitura dos títulos e das ementas, quando disponibilizadas online. Busca também as disciplinas específicas de Braille, Libras, Recuperação da Informação, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão da Informação, Usuário da Informação, por considerá-las propícias para a abordagem do tema. Descreve a parte da trajetória dos PNEs até os dias de hoje em conformidade com as disposições legais e suas regulamentações. Apresenta os conceitos de informação, acessibilidade, tecnologia assistiva, Braille, Libras, audiolivro, audiodescrição e currículo. Estabelece relações entre a teoria curricular, a legislação e a prática institucionalizada nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Descreve e contextualiza as funções do bibliotecário atual como agente mediador entre os PNEs e o universo informacional. Estabelece como amostra intencional 16 das 24 universidades públicas federais que oferecem o curso de Biblioteconomia no país. Desse total, oito foram excluídas por não disponibilizar o currículo em meio digital. Verifica que 87,5% das universidades contemplam a temática da acessibilidade em seus currículos, seja por disciplinas eletivas ou obrigatórias. Constata que a disciplina de Braile aplicado às práticas Biblioteconômicas é oferecida somente em uma única universidade. Identifica a LIBRAS como a disciplina relacionada à temática da acessibilidade ofertada com maior frequência. Considera que a temática ainda é incipiente nos cursos de biblioteconomia no Brasil. Conclui que as universidades mais avançadas no processo de adequação do currículo ao tema da acessibilidade são a UNIRIO, UFPE, UFSC e UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractStudy is characterized as a quantitative and qualitative approach. It presents the curriculum analysis from Librarianship’s courses in Brazil. It checks, from empiric search, in the institutional sites, the insertion of accessibility theme trought of the titles and abridgement reading, when available online. It also seeks the specific subjects of Braille, American Sign Language (ASL), Information Retrieval, Management Information Systems, Management Information, User Information, to consider them conducive to the theme approach. It describes the part of the People with Special Needs (PSN) trajectory until today in conformity with the law provisions and its regulations. It presents the concepts of information, accessibility, assistive technology, Braille, ASL, audiobook, audio description and curriculum. It establishes relationships between curriculum theory, legislation and institutionalized practice in the curriculums of Librarianship schools in Brazil. It contextualizes and describes the functions of current librarian as mediator between the PSNs and the informational universe. It establishes as intentional sample, 16 to 24 federal public universities that offering the Librarianship course in the country. Seven of these were excluded for not providing the curriculum in digital media. It notes that 87,5% of this universities contemplate the accessibility issue in their curriculum, either by elective or mandatory subjects. It notes that the Braile applied to the Librarianship’s practices subject is offered only in a single university. It identifies the ASL as a subject related to the accessibility issue more often offered. It considers that the ASL is still incipient in Librarianship courses in Brazil. It concludes that the most advanced universities in curriculum appropriateness process to the accessibility theme are UNIRIO, UFPE, UFSC and UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectAbridgementen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPeople with special needsen
dc.subjectAssistive technologyen
dc.titleAnálise curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil : busca pela acessibilidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872492pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples