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dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-05T01:48:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70028pt_BR
dc.description.abstractA compreensão dos aspectos determinantes da qualidade educacional é uma tarefa difícil. Existe grande controvérsia na literatura acerca de quais variáveis de fato impactam na qualidade do ensino, principalmente no que se refere aos insumos escolares. O tamanho da turma tem estado no centro do debate, pois normalmente é considerado uma variável mais fácil de manipular. Porém, existe grande dificuldade em se mensurar o efeito do número de alunos por classe na proficiência dos mesmos. O objetivo deste estudo é investigar o impacto do tamanho da classe no desempenho dos alunos de escolas públicas estaduais no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utiliza-se os métodos de Variáveis Instrumentais e Regressão com Descontinuidade para explorar uma variação exógena na regra de organização das turmas no ano de 2007. Os resultados obtidos mostram que não há evidência de impacto estatisticamente significante da política de “enturmação” na proficiência dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the key determinants of educational quality is a difficult task. There is no consensus in the literature about which variables actually impact the quality of education, especially when the investigation involves school inputs. The class size has been the key variable in the debate, because it is usually considered easier to manipulate. However, there is great difficulty in measuring the effect of the number of students in a class on their achievement. The objective of this study is to investigate the impact of class size on students’ performance in public schools in the state of Rio Grande do Su. Therefore, it was used the Instrumental Variables and Regression Discontinuity Design methods to explore an exogenous variation in the rule of organization of classes in the year of 2007. The results show that there is no evidence of statistically significant impact of the policy called "enturmação" on students’ achievement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectQuality educationen
dc.subjectModelo econométricopt_BR
dc.subjectClass sizeen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleO efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar : uma avaliação do impacto da "enturmação" no ensino fundamental do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873951pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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