Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Mára Lúcia Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2013-05-07T01:49:41Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71264pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca pela inclusão tecnológica, que se realiza por meio de iniciativas governamentais e da escola privada. No entanto, a tecnologia ainda é vista mais como um meio de transmissão de conhecimentos do que um recurso para reconstruir o seu fazer pedagógico. Esta tese propõe uma outra visão sobre os processos comunicacionais que se estabelecem em ambientes de aprendizagem envolvendo tecnologias. Aqui a tecnologia é analisada como um recurso que pode constituir o próprio ambiente de aprendizagem e interferir diretamente na prática pedagógica do professor. Esta pesquisa analisa as possibilidades de constituição de novos domínios de aprendizagem através dos acoplamentos tecnológicos que podem surgir neste processo. Tendo como referenciais a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e a visão de Michael Reddy sobre a comunicação, foram estudadas diferentes experiências pedagógicas com o uso diferenciado de recursos tecnológicos. Os mapas das interações gerados a partir destes estudos mostraram que a comunicação pode ser vista como um processo que se constitui na interação de seus participantes e nos acoplamentos tecnológicos e sociais que ali se estabelecem. Destaca-se também a identificação das oscilações que surgem nas trocas comunicacionais ao longo do tempo, mostrando que as emoções envolvidas nos processos comunicativos determinam a passagem de um domínio comunicacional para outro.pt_BR
dc.description.abstractThe use of technological resources as a support to education was intensified in Brazil in the last decades. The enlargement of networks, allied with the intensive use of the internet as well as a decrease in the cost of equipment have made the search for technological inclusion a simpler process which finds its ways by means of governmental enterprises and private schools. Nevertheless, technology is still faced more as a means for carrying out knowledge than as a resource to reconstruct its pedagogical sense. This study suggests another view on the communicational processes, which are set around the learning environments evolving technologies. Henceforth technology is analyzed as a resource which can build up its own learning environment and set grounds straightly on the on the teacher's pedagogical practice. This research inspects the chances of appointment of new learning domains by means of the technological coupling that may arise from this process. On the grounds of the theory of the Biology of Cognition by Humberto Maturana and Michael Reddy's view of communication, distinguished pedagogical experiences were analyzed with the use of varied technological resources. The interactional maps generated from these studies revealed that communication may be framed as a process, which is set around the interaction of its participants as well as in the technological and social couplings which are established. Should it also emphasize the perception of the variations which occur in the communicational exchanges throughout time, pointing out that the emotions involved in the communicative processes determine the passage of a communicational domain to another one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectVideoconferênciapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleO acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.identifier.nrb000417895pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples