Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliven, Ruben Georgept_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Kunrathpt_BR
dc.date.accessioned2013-05-25T01:46:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71960pt_BR
dc.description.abstractNo contexto de um mundo dito “globalizado”, de um mercado de trabalho competitivo e flexibilizado, programas de intercâmbio cultural parecem ganhar força enquanto produtos e estratégias de classe para a obtenção de capital simbólico e distinção. É neste cenário que surge a AIESEC - uma organização não governamental internacional, presente em mais de 111 países e territórios - que se apresenta como “plataforma para construção e desenvolvimento de lideranças” por meio do trabalho voluntário e intercâmbios de trabalho - pautados pelo discurso da “sustentabilidade, paz mundial e impacto positivo na sociedade”. Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar o discurso e práticas organizacionais, voltadas ao engajamento institucional e seus reflexos na construção de identidades e estilos de vida. O presente estudo, de cunho etnográfico, busca analisar processos de “consumo institucional” por parte dos membros da organização, atentando para processos de identificação e compra da mesma, passando pela sua (re)apropriação e atribuição de significado. A pesquisa tem por fundamento dados levantados por meio do trabalho de campo com os membros da AIESEC do seu escritório na cidade de Porto Alegre. Procurou-se mapear e analisar o conteúdo da comunicação, os valores institucionais e as práticas às quais estes jovens são submetidos antes do período de intercâmbio, bem como depoimentos antes e após a experiência. Visto que um dos objetivos principais da organização é “desenvolver futuros líderes”, buscamos entender quem são estes jovens, como são selecionados para entrar na organização, como se engajam e percebem questões de “liderança” e que “líderes” são esses que estão sendo formados por meio de uma “rede internacional”.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of a so called “globalized” world, of a competitive and flexibilized job market, cultural exchange programs seem to gain strenght as products and class strategies for achieving simbolic capital and distinction. It is in this scenery that AIESEC appears - an international non-governmental organization, located in more than 111 countries and tetritories - which presents itself as a “plataform for leadership construction and development” through volunteer work and exchange work programs – based on the discourse of “sustainability, world peace and positive impact on society”. This research has as its main focus to analise organizational practices and discourses, oriented to institutional engagement and its reflexes on identities and lyfestyles. The present study, with its ethnographich character, seeks analyzing the processes of “institutional consumption” by the members of the organization, paying attention to the processes of identification with and purchase of it, through its (re)apropriation and meaning assigning. The reaserch has as its fundament the data collected through fieldwork with the members of AIESEC’s office located in Porto Alegre, Brasil. We sought maping and analysing the institutional communication content, its values and the practices which the members are submitted to before going on an exchange program, as well as the interviews before and after this experience. Seen that one of the main goals of the organization is to “develop future leaders”, we sought understanding who are these “young people”, how they are selected to enter the organization, how they engage and perceive matters of “leadership” and what king of “leaders” are being formed through an “international network”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectAiesecpt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectExchange programsen
dc.subjectIntercâmbio culturalpt_BR
dc.subjectAiesecen
dc.titleVestindo a camiseta : engajamento institucional e construção de identidades no contexto de intercâmbios culturais da AIESECpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000878556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples