Show simple item record

dc.contributor.advisorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.contributor.authorHolgado, Flávio Lopespt_BR
dc.date.accessioned2013-06-06T01:45:01Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72232pt_BR
dc.description.abstractO futebol produz paisagens em vários locais, independente de suas origens ou localização geográfica, entre estes locais, está a escola. Este trabalho discute a temática do futebol na produção de paisagens e no ensino de Geografia. Através do futebol e a partir da noção do conceito de paisagem, produzida e reproduzida nos simbolismos das práticas culturais, nesta dissertação são problematizadas as imagens veiculadas na mídia sobre futebol e investiga-se em que medida os alunos compreendem a produção das paisagens através do futebol. A dissertação apresenta reflexões da paisagem do futebol, procurando mostrar a partir do solo teórico da Geografia Cultural, que há vários simbolismos nestas paisagens inscritas no espaço geográfico. Diante disso, analisa-se as formas e os valores que as paisagens deste esporte vêm adquirindo e que possibilitam que os alunos tenham compreensão diversificada da e na paisagem. Utiliza-se como ferramentas teóricas os conceitos de paisagem, identidade, consumismo para analisar o material empírico desta pesquisa. Este compreende atividades didáticas com imagens, reportagens e vídeos, construção de textos, e elaboração de desenhos e questionários sobre as discussões geradas em aulas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância dos estádios de futebol como elemento matriz no simbolismo para produção das paisagens desse esporte. Os dados confirmam que as paisagens geradas pelo futebol incentivam os alunos a realizarem investimentos constantes para se manterem torcedores atrativos e desejáveis. Também, o futebol destaca-se como um importante elemento na formação da identidade dos alunos, que pode relacionar-se às paisagens e ao consumo. Assim, foi possível analisar sobre a presença do futebol no cotidiano dos alunos, de forma a produzir paisagens, principalmente através dos valores simbólicos vinculados ao esporte que se manifestam nas paisagens, seja em locais próximos ou distantes dos alunos. Neste contexto, a mídia apresenta-se como uma importante forma de influenciar os alunos em relação aos simbolismos das paisagens, na formação de identidades e no consumo relacionado ao futebol. Com as atividades conseguiu-se analisar com os alunos as paisagens produzidas pelo futebol e proporcionar a reflexão sobre as mesmas.pt_BR
dc.description.abstractFootball produces landscapes in several places, regardless of origins or geographic localization schools are included in such venues. This study approaches the theme of football in the production of landscapes along with teaching Geography. Through football and through the concept of landscape, produced and reproduced on symbols of cultural practices, this dissertation discusses the images disclosed by the media about football and investigates how the production of images through football are perceived by students. The research presents reflections on the landscape of football and seeks to show, based on the theory of Cultural Geography, that there are several symbolisms on the landscapes registered on the geographic space. From this, an analysis on the forms and values the landscapes of this sport have acquired is offered, as well as how they allow students to understand landscape in a diversified way. Theoretical tools comprise the concepts of landscape, identity, and consumption to analyze the empirical material of this study. Activities of analyses included work with images, news articles and videos, writing, drawing, and designing questionnaires about the discussions that took place in class among elementary students of a public school. The results of this research point to the importance of football stadiums as a matrix element in the symbolism for the production of landscapes of this sport. The data confirm that landscapes generated by football encourage students to spend money constantly in order to keep being attractive and desirable supporters. Also, football stands out as an important element to shape up students‟ personalities, factor that may be related to landscapes and consumerism. Thus, it was possible to analyze the presence of football in students‟ everyday, in a fashion that it produces landscapes, mainly through the symbolic values linked to the sport that are expressed on landscapes, on places that are either close or far from them. In this context, the media represents an important way of influencing students about the symbolisms of the landscapes, the formation of identities, and consumption related to football. Based on the activities, it was possible to analyze along with students the landscapes produced by football and, therefore, offer a moment to reflect about them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching proposalen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectConsumerismen
dc.subjectIdentityen
dc.titleAlém das quatro linhas : o futebol no ensino de geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000882968pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record