Navegação Engenharia Mecânica por Assunto "Veículos"
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Análise de fadiga e estimativa de vida do garfo de engate automático para veículos tratores e reboques
(2005) [Dissertação]A necessidade de se desenvolver um produto capaz de atingir as exigências impostas pela referência normativa AS-2213 (1984) e a falta de uma rotina de projeto para o componente denominado Garfo do Engate Automático motivam ... -
Análise de sistema automatizado de pesagem veicular com plataformas
(2017) [Dissertação]Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de sistemas de pesagem em movimento baseados em plataformas comumente utilizadas no Brasil. Parâmetros relevantes nesse comportamento são modelados: rugosidade aleatória ... -
Análise de veículos convertidos para o uso do combustível gás natural
(2003) [Dissertação]No Brasil, a idéia original era de se utilizar o gás natural como substituto do óleo diesel para o uso na frota de veículos pesados nos centros urbanos. Esta idéia deu lugar a uma maior difusão do uso de gás natural na ... -
Análise dinâmica e otimização do controle de vibrações pelo algoritmo do regulador quadrático linear em um modelo veicular completo sob a ação de perfis de pista
(2014) [Dissertação]O presente trabalho implementa a otimização dos ganhos de um controle ativo com regulador linear quadrático (LQR), em um modelo veicular completo sujeito a um perfil de estrada proposto pela ISO 8608, para atenuação das ... -
Avaliação de conforto e saúde do motorista em um veículo trafegando em uma pista irregular e curva
(2022) [Dissertação]Este estudo apresenta uma metodologia de análise para auxiliar na estimativa do nível de conforto e saúde que motoristas de veículos estarão submetidos ao trafegar sobre pistas irregulares e curvas. A ferramenta desenvolvida ... -
Comportamento dinâmico de um veículo implementado com suspensões ativas
(2011) [Dissertação]O objetivo do trabalho é melhorar o controle do comportamento dinâmico sob excitação vertical de um modelo veicular completo levando em consideração os três movimentos principais, de elevação (heave), balanço (pitch) e de ... -
Considerações sobre a dinâmica veicular visando acidentes veiculares
(2010) [Dissertação]A reconstrução de acidentes se faz necessário sempre que não houver um consenso entre as partes envolvidas no evento. A maior ou menor complexidade do trabalho de reconstrução dependerá da quantidade de informações ... -
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico
(2008) [Tese]Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando o amortecedor magneto-reológico, sendo o controle proposto composto pela associação de duas estratégias de controle, o controle ótimo e ... -
Desenvolvimento de projetos de semi-reboques canavieiros
(2009) [Dissertação]No presente trabalho apresenta-se um estudo de caso com auxílio de uma metodologia sistemática para aplicação de métodos estruturados ao desenvolvimento de novos produtos em uma indústria do ramo de implementos rodoviários. ... -
Desenvolvimento de um sistema de transmissão mecânica baseado em engrenagens cônicas e faciais
(2009) [Tese]O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de propor um sistema de transmissão mecânica baseado em engrenagens cônicas e faciais, de razões de velocidades escalonadas, para uso industrial e no setor da mobilidade. ... -
Estimativa da vida em fadiga de componentes de implementos rodoviários através de métodos espectrais
(2012) [Dissertação]Cerca de 60% do total de cargas transportadas no país, utilizam-se do modal rodoviário, ainda que apenas 13,5% das estradas do país sejam pavimentadas, e, destas 48% possuam algum tipo de deficiência. Inseridas neste ... -
Estudo da relação entre DTV, BTV e BPV na vibração do tipo judder em sistemas de freio a disco
(2009) [Dissertação]Vibrações de baixa frequência, conhecidas por judder, figuram entre as maiores reclamações de consumidores para problemas originados pelos sistemas de freio automotivos, uma vez que penalizam o conforto do veículo. Em ... -
Estudo da relação entre propriedades de compósitos de fricção aplicados a sistemas de freio a disco e a propensão à ocorrência de Squeal Noise
(2012) [Tese]Sistemas de freio automotivos são frequentemente suscetíveis a gerarem ruídos de alta frequência como resultado de uma vibração autoexcitada. Este fenômeno é genericamente nominado squeal noise e constitui o tema de diversos ... -
Otimização de parâmetros concentrados de suspensão para conforto e segurança veicular
(2012) [Dissertação]O presente trabalho avalia a otimização de parâmetros concentrados de suspensão em veículos e considera a importância deste processo para minimizar a aceleração vertical rms transmitida para garantir conforto e segurança ... -
Otimização multiobjetivo dos parâmetros do sistema de suspensão de um modelo de veículo completo através de um algoritmo meta-heurístico
(2017) [Dissertação]O presente trabalho otimizou os parâmetros concentrados do sistema de suspensão de um modelo de veículo completo, representando um automóvel de passeio que trafega a uma velocidade constante por um determinado perfil de ... -
Otimização paramétrica robusta multiobjetivo aplicada em suspensão veicular
(2021) [Dissertação]A presente dissertação aplica uma metodologia de otimização robusta multiobjetivo ao problema da otimização de parâmetros da suspensão de um modelo numérico de meio carro com 5 graus de liberdade. A fim de aumentar o ... -
Procedimento para ensaio de materiais de atrito utilizando um tribômetro
(2010) [Dissertação]Este trabalho mostra o desenvolvimento de um procedimento de ensaio para materiais de fricção a ser aplicado em um tribômetro, tendo como característica principal frenagem com velocidade constante e elevadas temperaturas ... -
Proposta e validação de uma nova metodologia para medição automatizada de folgas de trabalho em sistemas de direção automotiva
(2010) [Dissertação]Todos os anos, milhões de reais são gastos para cobrir os custos de garantia de caixas de direção que apresentam problemas de ruído e inconvenientes são causados nas linhas de montagem das grandes montadoras devido a este ... -
Simulação numérica de capotamento de veículos automotores: comparação entre normas e verificação de riscos de lesões ao condutor
(2009) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma metodologia para a simulação numérica de eventos de capotamento de veículos automotores. Pois apesar de o rolamento veicular não ser o mais comum tipo de acidente, ele é o de maior importância ... -
Uso do GNV em ônibus urbano para operar em linha comercial : Projeto Piloto GASBUS
(2006) [Dissertação]Este Projeto Piloto tem como objetivo desenvolver um experimento de campo partindo de um ônibus comercial usado e, após conversão via rota tecnológica de Ottolização, opera-lo com combustível GNV – Gás Natural Veicular. ...