Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBrum, Simone dept_BR
dc.date.accessioned2013-08-23T01:46:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77284pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho, busco entender e problematizar alguns sentidos da escola para determinados jovens e adultos surdos, bem como conhecer aspectos da cultura e da comunidade surda. No decorrer da Graduação de Pedagogia, tive experiências que me questionaram em relação a essa temática, e por isso tento entender os sentidos que levam este grupo social a retomar os estudos. Tendo como base entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunos surdos de turmas T2, T3 e T4 de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola de Porto Alegre e análise das respostas obtidas, desenvolvi este trabalho. Utilizei Zigmund Bauman (2001) para sustentar a compreensão adotada sobre o conceito de comunidade, e pesquisadores do campo dos Estudos Surdos, como Adriana da Silva Thoma (2011), Maura Corcini Lopes (2007) e Liliane Ferrari Giordani (2003) e Anie Pereira Goularte Gomes (2011) para pensar sobre as noções de Comunidade e Cultura Surda. Os sentidos da escola para os entrevistados apontam para a busca de seus semelhantes, querendo participar e aprender a ler, escrever, sinalizar entre outros. Concluo então que o sentido principal do retorno à escola refere-se ao compartilhamento da cultura surda, embora outros sentidos comuns ao público da EJA, também tenham sido identificados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleSentidos da escola para jovens e adultos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895896pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples