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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorFattori, Bernardo Josépt_BR
dc.date.accessioned2013-09-24T01:45:57Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78281pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um manual elaborado para manutenção de estradas não pavimentadas na região central do Estado do Rio Grande do Sul, as quais representam cerca de 93% da malha rodoviária desta região. Neste manual, é apresentado como deve ser a estrutura de uma estrada de revestimento primário para apresentar boas condições em termos de capacidade de suporte e de trafegabilidade (conforto e segurança). Também são apresentados os principais problemas que ocorrem nessas rodovias e algumas sugestões para a manutenção do pavimento. A drenagem recebeu um capítulo especial, pois grande parte dos problemas nas rodovias de revestimento simples é ocasionado pela presença de água, principalmente oriunda de precipitações. Também é visto a composição dos materiais utilizados na estrada rural: granulomentria e função que cada dimensão possui na constituição da mistura. Estudos realizados durante a elaboração do manual revelam que algumas considerações devem ser levadas em conta para realizar a construção e manutenção das rodovias de estradas de terra especificamente na Região Central do Estado, como por exemplo acrescentar materiais de diferentes graunlometrias ao solo retirado de jazidas. Na maioria dos casos, a manutenção das rodovias em estudo necessita do auxílio de máquinas pesadas como: motoniveladora, retroescavadeira, rolo compressor. O uso adequado delas é fundamental para garantir efetividade na manutenção das rodovias de revestimento simples.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is a manual elaborated for maintenance of highways unpaved in the central area of the State of Rio Grande do Sul, which represent about 93% of the mesh of highway of this area. In this manual, it is presented as it should be the structure of a highway of primary coating to present good conditions in terms of support capacity and of trafegability (comfort and safety). There are also presented the principal problems that happen in those highways and some suggestions for the maintenance of the pavement. The drainage received a special chapter, because great part of the problems in the highways of simple coating is caused by the presence of water, mainly originating from of precipitations. The composition of the materials is also seen used in the rural highway: gravel and function that each dimension possesses in the constitution of the mixture. Studies accomplished during the elaboration of the manual reveal that some considerations should be accomplish the construction and maintenance of the highways of earth highways specifically in the Central Area of the State, as for instance to increase materials of different gravel to the retired soil of lied. In most of the cases, the maintenance of the highways in study needs the aid of heavy machines as: bulldozer, retroescavadeira, roll compressor. Their appropriate use is fundamental to guarantee effectiveness in the maintenance of the highways of simple coating.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManualen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectLocal highwaysen
dc.subjectMaintenanceen
dc.titleManual para manutenção de estradas com revestimento primáriopt_BR
dc.title.alternativeManual para manutenção de estradas de revestimento simples pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000897119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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