Práticas de leitura no contexto da linha 470 Bom Jesus, Madri : um estudo de caso na periferia de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estudo analisa de que forma se dá a presença e a prática da leitura no cotidiano dos moradores do bairro Bom Jesus em Porto Alegre. Procura identificar através da pesquisa a competência leitora, os hábitos de leitura e a importância do acesso à leitura aos moradores da periferia, descobrindo o quanto este ato pode influenciar no desenvolvimento sociocultural dos mesmos. Utiliza uma pesquisa exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, no qual se aplica um questionário aos moradores do bairr ...
O estudo analisa de que forma se dá a presença e a prática da leitura no cotidiano dos moradores do bairro Bom Jesus em Porto Alegre. Procura identificar através da pesquisa a competência leitora, os hábitos de leitura e a importância do acesso à leitura aos moradores da periferia, descobrindo o quanto este ato pode influenciar no desenvolvimento sociocultural dos mesmos. Utiliza uma pesquisa exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, no qual se aplica um questionário aos moradores do bairro e também uma entrevista. Estes instrumentos foram compostos por questões abertas e fechadas. Os questionários foram entregues aos moradores/usuários que estavam no interior do coletivo da linha de ônibus 470. E as entrevistas foram realizadas com aqueles moradores que se encontravam lendo no interior do ônibus e concordaram em conceder a entrevista. O objetivo do estudo é conhecer quem são os leitores reais e potenciais residentes no bairro Bom Jesus e o grau de envolvimento que os mesmos têm com a leitura. Também procura identificar os moradores/leitores reais e potenciais, traça o perfil destes leitores, analisa quais as razões que levam alguns a não praticarem a leitura. Ao concluir o estudo pretende-se em conjunto com os órgãos competentes e poder público sugerir a implantação de uma biblioteca no Bairro. ...
Resumen
El estudio analiza cómo se da la presencia y la práctica de la lectura de la vida cotidiana de los residentes del barrio Bom Jesús en Porto Alegre. Trata de identificar a través de la investigación de la competencia lectora, hábitos de lectura y la importancia del acceso a la lectura a los residentes de los suburbios, descubriendo cómo este hecho puede influir en el desarrollo cultural de la misma. Utiliza una investigación exploratoria, el enfoque cuantitativo y cualitativo, que se aplica un c ...
El estudio analiza cómo se da la presencia y la práctica de la lectura de la vida cotidiana de los residentes del barrio Bom Jesús en Porto Alegre. Trata de identificar a través de la investigación de la competencia lectora, hábitos de lectura y la importancia del acceso a la lectura a los residentes de los suburbios, descubriendo cómo este hecho puede influir en el desarrollo cultural de la misma. Utiliza una investigación exploratoria, el enfoque cuantitativo y cualitativo, que se aplica un cuestionario a los vecinos del barrio y también una entrevista. Estos instrumentos se componen de preguntas abiertas y cerradas. Los cuestionarios fueron distribuidos a los residentes / usuarios que se encontraban dentro de la línea de bus colectivo 470. Y las entrevistas se llevaron a cabo con los residentes que estaban leyendo dentro del autobús y accedieron a ser entrevistados. El objetivo del estudio es saber quiénes son los lectores reales y potenciales residentes en el barrio de Bom Jesús y el grado de implicación que tienen con la lectura. Asimismo, se pretende identificar a los residentes / lectores reales y potenciales rastros del perfil de los lectores, que analiza las razones para no hacer un poco de lectura. Una vez finalizado el trabajo es en conjunto con los organismos gubernamentales pertinentes y proponer la creación de una biblioteca en el distrito. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License