Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGiasson, Elviopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luiz Fernando Coelho dept_BR
dc.contributor.authorLevien, Renatopt_BR
dc.contributor.authorMerten, Gustavo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2013-10-15T01:49:05Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn0100-0683pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79092pt_BR
dc.description.abstractA disciplina Planejamento Integrado de Uso da Terra, do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, associa os conhecimentos da área de solos com os demais do Curso de Agronomia, interligando-os e dandolhes consistência e significado. A disciplina vale-se do planejamento integrado para reunir o conhecimento agronômico num projeto de exploração e desenvolvimento sustentável de uma ou mais propriedades rurais por meio de uma seqüência de atividades, assim definidas: caracterização regional, levantamento dos recursos naturais existentes na propriedade, levantamento do seu uso atual, diagnóstico do sistema produtivo e elaboração de uma proposta de exploração sustentável da propriedade, que é apresentada para a comunidade local. Os resultados desta experiência demonstram que a disciplina tem sido muito proveitosa no treinamento e aperfeiçoamento dos estudantes, tendo recebido suporte e apoio por parte do corpo discente, dos agricultores e das organizações envolvidas no processo de planejamento agrícola.pt
dc.description.abstractThe Integrated Land Use Planning course of the Agronomy School of the Federal University of Rio Grande do Sul State, Porto Alegre, Brazil, associates Soil Science with other courses taught in Agronomy, establishing consistent and meaningful crosslinks. The course uses integrated land use planning to feed the compiled agronomical knowledge into a project of sustainable land use for one or more farms. The following sequence of procedures is used for this purpose: regional characterization, survey of existing natural resources, ascertainment of their actual use, production diagnosis, and elaboration of a project for sustainable farm use, which is presented to the local community. Results showed that the course was most useful to train and improve the students’ abilities and was supported by students, farmers and organizations engaged in land use planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ciencia do solo. Campinas. Vol. 29, n. 6 (nov./dez. 2005), p. 995-1003pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolopt_BR
dc.subjectAgronomyen
dc.subjectUso da terrapt_BR
dc.subjectUndergraduateen
dc.subjectSoilen
dc.subjectPlanejamento agrícolapt_BR
dc.subjectEnsino de graduaçãopt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectLand evaluationen
dc.titlePlanejamento integrado de uso da terra : uma disciplina integradora no ensino da Agronomia na UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeIntegrated land use planning: an integrational Agronomy course at the Federal University of Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000517293pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples