Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-19T01:48:10Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79457pt_BR
dc.description.abstractEducação e Cultura Visual: uma trama entre imagens e infância procura examinar as imagens no contexto das escolas infantis, tendo como referência as ambiências das salas de aula. O conjunto formado pelas imagens é entendido como um cenário, como um texto visual, que ultrapassa sua função decorativa, exercendo uma pedagogia da visualidade, entendida como os modos das crianças verem e entenderem o mundo. O objetivo investigativo e analítico deste trabalho recai sobre como se constituem e se instituem as imagens nas instituições escolares, bem como os usos pedagógicos atribuídos a elas. Para entender como as imagens assumem um caráter pedagógico nas escolas pesquisadas, busco entender como essa concepção foi construída em diferentes contextos sociais e culturais. Para tanto, foi desenvolvida, durante nove meses, a pesquisa de campo em três Escolas Infantis do município de Porto Alegre junto às professoras e crianças. A pesquisa e o desenvolvimento da tese têm como fundamentos os Estudos da Cultura Visual e os Estudos Culturais, tendo em vista que essas abordagens possibilitam refletir sobre os diferentes materiais visuais como práticas culturais e as significações que elas produzem. As análises dos materiais textuais (entrevistas com professoras e crianças e observações em várias situações do cotidiano escolar) e visuais (as imagens acessadas pelas crianças, bem como aquelas que elas produzem) foram inter-relacionadas com o intuito de entendê-los como um conjunto de textos. O trabalho entende por educação em arte na contemporaneidade uma atitude, de todos os envolvidos, que problematize as representações visuais socialmente naturalizadas, uma vez que essas representações estão entrelaçadas por formas de poder que através de várias modalidades educativas constroem visões específicas sobre o mundo.pt_BR
dc.description.abstractEducación y Cultura Visual: una trama entre imágenes e infancia busca examinar las imágenes en el contexto de las escuelas infantiles, teniendo como referencia los ambientes de las salas de clase. El conjunto formado por las imágenes es entendido como un escenario, como un texto visual que excede su función decorativa, ejerciendo una pedagogía de la visualidad, entendida como la manera como los niños miran y entienden el mundo. El objetivo investigativo y analítico de este trabajo recae sobre cómo se constituyen y se instituyen las imágenes en las instituciones escolares, así como los usos pedagógicos atribuidos a ellas. Para entender cómo las imágenes asumen un carácter pedagógico en las escuelas investigadas, busco entender cómo esta concepción fue construida en diferentes contextos sociales y culturales. Para ello, fue desarrollada, durante nueve meses, la investigación en tres Escuelas Infantiles del Municipio de Porto Alegre con los profesores y niños. La investigación y el desarrollo de la tesis tienen como fundamento los Estudios de la Cultura Visual y de los Estudios Culturales, teniendo en cuenta que estos enfoques permiten reflexionar sobre los diferentes materiales visuales como prácticas culturales y las significaciones que ellas producen. El análisis de los materiales textuales (entrevistas con profesoras y niños en varias situaciones de lo cotidiano escolar) y visuales (las imágenes suministradas por los niños, así como aquellas que ellos producen) fueron relacionadas con el objetivo de entenderlos como un conjunto de textos. El trabajo entiende por educación en arte en la contemporaneidad, una actitud, de todos los involucrados, que cuestione las representaciones visuales socialmente naturalizadas, ya que estas representaciones están entrelazadas por formas de poder que a través de varias modalidades educativas construyen visiones específicas sobre el mundo.es
dc.description.abstractEducation and Visual Culture: A woof between images and childhood examines the images in the context of infantile schools, having as reference the classrooms´ ambiences. The ensemble formed by the images is understood as a setting, as a visual text, which surpasses its decorative function exerting a visual pedagogy understood as the ways children see and comprehend the world. The investigative and analytical objective of this work is to point how images constitute and establish themselves in school institutions, as well as the pedagogical uses given to them. In order to understand how the images acquire a pedagogical feature in the searched schools, I attempt to understand the construction of this conception in different social and cultural contexts. Therefore, I developed a field research during nine months with teachers and children from three Infantile Schools in the city of Porto Alegre. The research and the development of the thesis are grounded in the Studies of Visual Culture and Cultural Studies considering that these approaches make it possible to think about the different visual materials as cultural practices and also the significances which they produce. The analysis of the textual materials (interviews with teachers and children and observations in several everyday school situations) and visual materials (the images accessed by the children, as well as those which they produce) have been interrelated with the intention of understanding them as a set of texts. The work understands as art education in the contemporaneity an attitude of all the involved ones that can raise questions about the visual representations socially naturalized. These representations are interlaced by forms of power which construct specific views about the world through several educative modalities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual cultureen
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectVisual arten
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectInfatile educationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectVisual pedagogyen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectImageen
dc.titleEducação e cultura visual : uma trama entre imagens e infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coHernández, Fernandopt_BR
dc.identifier.nrb000460305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem