• Campo-contra-campo da experiência 

      Mello, Camila Leichter Noronha de (2022) [Tese]
      O presente estudo incorpora a montagem como metodologia para articular o termo campo-contra-campo em movimentos e fluxos diversos da ideia de pontos de vista opostos. Interessa entrelaçar práticas de produção de imagem e ...
    • O corpo como medida : desarquivando arquivos, constituindo uma identidade 

      Rotter, Mariane (2022) [Tese]
      Trata-se aqui de uma pesquisa onde prática artística e investi gação teórica se entrecruzam. Três grupos de trabalhos diver sos constituem o corpus desta tese que aborda a construção de uma identidade. A série fotográfica ...
    • O corpo como questão : relações entre feminismos e arte contemporânea no Brasil 

      Mattiolli, Isadora Buzo (2017) [Dissertação]
      Este trabalho investiga a produção em fotografia e vídeo de artistas que utilizaram o próprio corpo como objeto de representação nos anos 1970, sob um viés de análise feminista e de gênero. O objetivo principal foi o de ...
    • Corpo, fenômeno e manifestação : performance 

      Paludo, Luciana (2006) [Dissertação]
      Corpo, Fenômeno e Manifestação: Performance é uma pesquisa em Poéticas Visuais onde convergem questões de um processo artístico de performance, respaldado por uma prática intensa na dança, experimentações, apresentações, ...
    • O corpo na pele da floresta : a floresta na pele do corpo : uma poética do encontro entre o humano e o vegetal através do desenho 

      Oliveira, Jose Mario Silva de (2023) [Dissertação]
      A presente pesquisa articula a mistura entre seres humanos e seres da floresta através do desenho. A flora Amazônica tem uma das maiores diversidades do mundo, é nela que encontramos os recursos necessários para prover os ...
    • De fora para dentro : ativações de um corpo específico 

      Amorim, Daniela Roseli de (2021) [Dissertação]
      A presente pesquisa parte, em um primeiro momento, da minha relação com o espaço urbano, mais especificamente com a região que compreende o 4º Distrito de Porto Alegre. Ela se transforma durante a pandemia, quando passei ...
    • Deriva de sentidos 

      Severo, André (2007) [Dissertação]
      A iniciativa deste trabalho decorre de um desdobramento de minha produção recente e propõe-se a evidenciar – a partir de um conjunto de ações e ensaios que procuram assinalar uma espécie de ruptura com a idéia de objeto ...
    • Desaparecimentos : existências intermitentes 

      Abreu, Letícia Sotero de (2021) [Dissertação]
      A pesquisa aqui apresentada aborda a ausência do corpo-matéria, o desaparecimento da lembrança e a restituição da memória condensada no corpo-imagem, bem como reflete sobre os limites do corpo secundário assumido pelo ...
    • Des-moldar : o dispositivo moda em uma prática artística 

      Sutili, Violeta Adelita Ribeiro (2022) [Dissertação]
      A presente pesquisa de dissertação apresenta a investigação teórico prática acerca das formas de lidar com vestes nas artes visuais bem como a moda em seus diálogos de ordenamentos e limites. São apresentadas correspondências ...
    • Em queda : percepção, gesto e movimento em videoperformance 

      Pacheco, Natalia Schul (2021) [Dissertação]
      Esta pesquisa aborda o desenvolvimento de um trabalho poético em videoperformance, em que realizo movimentos de quedas e a reflexão teórica sobre esta prática. O processo de trabalho envolveu um treinamento para cair, com ...
    • Geografia oculta : práticas corporais no 4° Distrito de Porto Alegre e a poética das ruas 

      Strey, Lucas Frota (2019) [Dissertação]
      Esta pesquisa acadêmica propõe estruturar conceitualmente uma prática artística que envolve um programa de intervenções urbanas e a produção de trabalhos de arte que refletem e tencionam questões pertinentes a região do ...
    • Joia de artista : potencialidade e experiência na obra de Maria Ivone dos Santos 

      Goldenfum, Débora Maltz (2023) [Dissertação]
      Esta dissertação apresenta parte da produção das joias da artista Maria Ivone dos Santos (1958) através da análise de sua potencialidade e da experiência com o espectador. Entre 1987 e 1994, a artista desenvolveu na França ...
    • Luxfagia : um modus operandi instaurativo 

      Cunha, Ana Paula da (2021) [Dissertação]
      Luxfagia desenvolve, a partir da metodologia poética da antropofagia por outra via (CLARK, 1969), reflexões sobre minha trajetória prática de caráter transdisciplinar. A ideia de que a luz existe como matéria (CARTAXO, ...
    • A marca corporal como registro de existência e a pele como superfície de experiência : o contato como paradigma para as imagens impressas do corpo 

      Rochefort, Carolina Corrêa (2010) [Dissertação]
      A marca corporal como registro de existência e a pele como superfície de experiência: o contato como paradigma para as imagens impressas do corpo é uma pesquisa de mestrado em Poéticas Visuais que articula questões ...
    • Objetos para ação 

      Rossini, Elcio Gimenez (2005) [Dissertação]
      Objetos para ação investiga um conjunto de objetos criados especialmente para existirem associados ao movimento do corpo, distribuídos em quatro séries realizadas entre 2003 e 2004: Infláveis, Andadores, Trama e Ora bolas. ...
    • Percursos para a construção do corpo em trânsito 

      Salvetti Junior, Paulo Roberto (2010) [Dissertação]
      Partindo da discussão sobre a autobiografia nas artes visuais, esta pesquisa se divide em duas partes. Na primeira delas, são tratadas as questões teóricas relativas ao que se entende por Corpo em Trânsito, possível modo ...
    • Pregnâncias da autorreferencialidade : a produção de Mário Röhnelt nos anos 1980 

      Arruda, Paula Trusz (2014) [Dissertação]
      Esta pesquisa tem como objetivo estudar a produção artística de Mário Röhnelt (1950) realizada durante a década de 1980, tendo como foco o modo com que a autorreferencialidade se faz presente em suas obras. Para tal, parte ...
    • Que corpo é esse? 

      Gunzi, Elisa Kiyoko (2005) [Dissertação]
      Que corpo é esse? é o título desta dissertação, que encontra uma poética referenciada nos meus desenhos. É o resultado da investigação realizada no mestrado, tendo como objeto de estudo a minha produção plástica do período ...
    • Rastro performativo : vestígios das ações como potências do corpo 

      Oliveira, Andressa Cantergiani Fagundes de (2021) [Tese]
      A presente pesquisa analisa, por meio da hipótese do rastro performativo, as potências do corpo, aces sando documentos e vestígios performativos de trabalhos realizados ao vivo (presencialmente), além de seus desdobramentos ...