Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorPenido, Gabriel Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2013-11-28T01:47:27Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/81607pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma reflexão sobre os procedimentos criativos de um conjunto de composições, relacionada aos conceitos de memória/memorial e identidade. Identidade que está conectada ao procedimento de criação musical e à busca por um conjunto de signos, atitudes e decisões que possam contribuir, de certa forma, para a constituição de uma identidade sonora. O primeiro capítulo compreende uma revisão sobre os conceitos de memória/memorial e identidade, abordando questões sociais, culturais, artísticas e, principalmente, musicais associadas a esses temas. Os capítulos seguintes investigam as composições individualmente, ressaltando o referencial específico e as considerações estéticas que envolveram o ato composicional. O capítulo conclusivo expõe os elementos, decisões e atitudes composicionais utilizadas e reutilizadas, que circundaram a criação das peças constituintes deste trabalho, com a finalidade de trazer à tona indícios de uma possível identidade entre as composições e, consequentemente, deste compositor.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists in a reflection on the creative procedures of a set of compositions, related to the concepts of memory/memorial and identity. Identity that is connected to the procedure of musical creation and to the search for a set of signs, attitudes and decisions that can contribute in some way to the constitution of a sonic identity. Entails a review on memory/memorial and identity, addressing social, cultural, artistic and, most importantly, musical issues associated to those themes. Then, it discourses about the compositions individually, relating the specific referential and aesthetic considerations involving the compositional act. The final chapter outlines the compositional elements, decisions and attitudes utilized and reused, which encircled the creation of each one of the works constituents of this paper, in order to expose indications of a possible identity between the compositions and, therefore, of this composer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMusical compositionen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemoria : Musicapt_BR
dc.subjectMemorialen
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.titleMemórias e identidade na composição musical : memorial de composiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000905635pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples