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dc.contributor.advisorOliveira, Rogerio de Castropt_BR
dc.contributor.authorRecena, Maria Paula Piazzapt_BR
dc.date.accessioned2014-01-01T01:53:08Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85181pt_BR
dc.description.abstractEsta tese clarifica, por meio de exemplos, uma camada da composição arquitetônica que não é suficientemente explorada pelos meios tradicionais de notação. Mais do que a tentativa de representação do movimento, o interesse desta tese recai sobre a possibilidade de identificar o movimento como uma variável impulsionadora de um conjunto de operações capazes de adquirir visibilidade na própria ação projetual, conduzindo ao estudo das notações como catalisadores dessas mesmas ações. A referência aos sistemas de movimentos como objeto de uma possível coreografia do espaço arquitetônico, balizada por "objetos coreográficos" (FORSYTHE, 2011) que se identificam com elementos de arquitetura e composição, adensa os operadores do projeto. O tema proposto parte de uma investigação sobre as práticas que sustentam a concepção de objetos arquitetônicos interligando, nesta categoria, diferentes experimentações compositivas que ressaltam o próprio estatuto do projeto de arquitetura como arte da invenção.pt_BR
dc.description.abstractRelying on examples, this thesis clarifies a particular "layer" of architectural composition, which is not sufficiently explored by the traditional set of notations. Beyond the search for representing movement, the focus of the thesis lay upon the possibility of identifying movement as a leading trend among a number of architectural operations that take place inside the design process. This approach implies the use of notations as catalyzers of action in architectural design. Referring to movement systems as the object of a possible choreography of architectural spatiality, by means of "choreographic objects" (FORSYTHE, 2011) that may be related to elements of architecture and composition, increases design operativeness. The theme here proposed relies on an investigation of the practices that underline the conception of architectural objects, connecting through this category different compositional experiments, which emphasizes design as an art of invention.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição arquitetônicapt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectMovimento : Artept_BR
dc.titleNotações arquitetônicas : diagramas, coreografias, composiçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000908950pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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