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dc.contributor.advisorVargas, Lilia Mariapt_BR
dc.contributor.authorBertolini, Jeferson Faéspt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:19:16Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8809pt_BR
dc.description.abstractO acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios.pt_BR
dc.description.abstractThe intensified competition in the current business environment has increased the level of uncertainty as well as the complexity in today’s decision making processes. Knowing the consumer needs, the forces that drive the market and the competence levels of one’s competitors is no longer just one more requirement for doing business, but has become an indispensable need in a company’s daily existence. Anticipation and adaptation have become key words in this constantly changing and increasingly competitive environment. The Brazilian furniture market is no exceptions. The access to relevant intelligence, such as competitor’s activities, consumer behavior as well as socio-economic and demographic changes in the consumer base is, especially in the segment of customized furniture, of the most vital importance. In this market segment Bertolini is active through its business unit Evviva and with the chain of exclusive stores operating under the Evviva brand name. This study aims to identify the variables in the business structure and the activities of the retail distribution through the chain of exclusive stores with the purpose of developing a system of market related Strategic Intelligence. For this purpose a methodology was developed consisting of two procedures: the application of a technique, capable of evaluating the corresponding retail stores and the creation of a survey in cooperation with the professionals active in the retail stores. The result produced the identification and confirmation of relevant variables which served as a basis for an observation and market intelligence system for Evviva and its network of retail stores within their business environmenten
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteligência empresarialpt_BR
dc.subjectMarket intelligenceen
dc.subjectStrategic intelligenceen
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectNetworken
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectStrategic networken
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectIndústria moveleirapt_BR
dc.titleA estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000589367pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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