Show simple item record

dc.contributor.advisorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorCruz, Franciane Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-01T01:52:02Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90053pt_BR
dc.description.abstractO campo tecnológico digital está em constante crescimento com inúmeros dispositivos - como tablets, notebooks e celulares- , e os estudantes têm o hábito de usar a tecnologia em muitas situações como jogos, programas e redes sociais. Tais atividades parecem difíceis de serem ligadas à sala de aula, uma vez que grande parte dos programas educacionais das escolas brasileiras foi desenvolvida para um ambiente de aprendizagem do tipo lápis e papel, guiado pelo professor. Para que o docente seja capaz de ajudar os alunos a encontrar e avaliar de forma crítica os recursos tecnológicos disponíveis, é interessante integrar, nos cursos de formação inicial e continuada de docentes, a prática tecnológica. Com esse entendimento, escolheu-se trabalhar uma atividade de reflexão com docentes em formação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a fim de avaliar a compreensão deles sobre o uso do recurso tecnológico no ambiente escolar, que se aproximam dos estudantes habituados a uma interatividade com o mundo e suas ideias. Quanto à experiência de uso, neste trabalho, discutem-se os resultados de uma pesquisa realizada com trinta e um alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem – Perspectiva do Aluno e de três vídeos sobre o assunto de química inorgânica, focados nas funções inorgânicas, produzidos pela Coordenação Central de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro, em parceria com o MEC. Esta pesquisa permitiu verificar que há a preferência por vídeos dinâmicos e contextualizados pela maioria dos professores em formação consultados, características que estão presentes em dois dos vídeos apresentados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAnálise de uma atividade com professores em formação sobre a utilização de vídeos para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913743pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record