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dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorBraga, Gisele Pandolfopt_BR
dc.date.accessioned2014-05-01T01:55:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94891pt_BR
dc.description.abstractA partir do advento da Modernidade, a racionalidade extrema imposta pelo paradigma cartesiano fez com que a espiritualidade passasse a ser desacreditada e praticamente expulsa da realidade do homem ocidental. Porém, percebe-se que, aos poucos, ela vem retomando seu espaço e conquistando o respeito de diversos pesquisadores. Esta tese tem por objetivo investigar a espiritualidade como fenômeno em ascensão na sociedade brasileira atual. Para tanto, aborda a valorização da dimensão espiritual do ser humano a partir da atuação de núcleos de espiritualidade inseridos em universidades publicas brasileiras. Dentro de uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, a partir de unidades significativas que emergiram dos depoimentos de pessoas vinculadas a esses núcleos, investiga a sua criação, suas dificuldades e seu campo de atuação a fim de compreender como se dá o atravessamento da espiritualidade no meio acadêmico. Paralelamente a esta investigação, esta tese estabelece um diálogo com a filosofia de Platão, Descartes e Spinoza a fim de ilustrar pontos determinantes da trajetória histórica da espiritualidade e resgatar alguns conceitos importantes para a discussão do tema. Também recorre à teoria psicanalítica de Freud e Lacan, a fim de compreender, por um lado, em que bases se deu a exclusão da espiritualidade por parte da Psicanálise e, por outro, onde pode estar apoiado o fenômeno de insistência e persistência da busca do homem pelo sagrado. A partir dos resultados da investigação, dentro do modelo dos quatro discursos elaborado por Lacan, busca analisar o efeito que o paradigma da espiritualidade tem sobre o discurso das universidades que o assumem e propõe a implementação de uma ação pedagógica de abordagem integral nas instituições de ensino básico. Os achados deste trabalho indicam que, embora a Psicanálise tenha rejeitado a religião, ela está aberta a outras formas de expressão da espiritualidade e que a clínica do Real de Lacan guarda semelhança com práticas espirituais de origem oriental. Os dados empíricos confirmam a espiritualidade como fenômeno em ascensão na sociedade brasileira atual e demonstram que, através da entrada da espiritualidade no espaço universitário, este tema vem atestando sua validade tanto como foco de pesquisa, quanto como prática médica e educativa. Porém, sua presença na academia ainda sofre preconceitos.pt_BR
dc.description.abstractSince the advent of Modern Time, spirituality has been discredited and nearly expelled from Western man’s reality due to the extreme rationality imposed by the Cartesian paradigm. However, it is possible to observe that, gradually, it has been recovering its space and gaining respect among several researchers. This thesis aims at investigating spirituality as a rising phenomenon in present-day Brazilian society. In order to do that, it approaches the valorization of human being’s spiritual dimension based on groups of spirituality which exist inside Brazilian public universities. In the scope of the phenomenological-hermeneutic approach, according to the significant units which emerged from the interviews made with people who belong to these groups, this work investigates their creation, difficulties and field of action in order to understand the crossing of spirituality in the academic environment. Along with this investigation, this thesis establishes a dialogue with Plato, Descartes and Spinoza’s philosophy in order to illustrate determining points for the discussion of the theme. It also evokes Freud and Lacan’s psychoanalytic theory to understand, on the one side, the terms in which the exclusion of spirituality from Psychoanalysis happened and, on the other side, where the support for the insistence and persistence of man’s seek for the sacred can be found. Based on Lacan’s model of the four discourses, it tries to analyze the effect the spirituality paradigm causes in the discourse of the universities which accept and proposes the implementation of a pedagogical action based on the integral approach in elementary and high school. The findings of this thesis indicate that, although Psychoanalysis has rejected religion, it is open to other forms of expression of spirituality and that Lacan’s clinic of the real shows some similarities to some Eastern spiritual practices. The empiric data confirm spirituality as a rising phenomenon in the present-day Brazilian society and demonstrate that, with the entrance of spirituality in the university space, this theme has been testifying its validity as a research subject as well as medical and educational practice. However, its presence in the university still suffers prejudice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUnconsciousen
dc.subjectRealen
dc.subjectMystic jouissanceen
dc.subjectLacanen
dc.subjectFreuden
dc.subjectIntegral educationen
dc.titleEspiritualidade no divã : do tabu à universidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000914867pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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