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dc.contributor.advisorDanilevicz, Ângela de Moura Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisorTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Henrique Mandagará dept_BR
dc.date.accessioned2014-07-10T02:04:43Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97354pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise comparativa entre modelos de excelência em gestão pública, com vistas a identificação de oportunidades de melhoria ao modelo do Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF. Para tanto, foi realizada uma extensa pesquisa exploratória bibliográfica, na qual se comparou o PQGF com outros dois modelos similares internacionais: o modelo do Prêmio Iberoamericano de Excelência para as Administrações Públicas e o Common Assessment Framework (utilizado na União Europeia). Os principais resultados apontaram que o PQGF poderia ampliar o foco em inovação na prestação de serviços públicos, e poderia utilizar as dimensões da qualidade em serviços públicos quando do planejamento desses serviços. Além disso, sugeriu-se que o modelo passe a avaliar a visão que o público externo tem da organização e que também avalie a relação dos líderes da organização com políticos e demais partes interessadas. Por fim, são tecidas considerações finais e apresentadas propostas de estudos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a comparative analysis of public management excellence models, in order to pursue improvements in Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF (Brazilian public prize). Thus, an extensive exploratory bibliography research took place which compared PQGF with other two similar international models: the Prêmio Iberoamericano de Excelência para as Administrações Públicas (Iberoamerican public prize) and the Common Assessment Framework (European Union public prize). Main results suggest that PQGF could highlight innovation in provision of public services and use quality dimensions in public services when planning the provision of the public services. Besides, it is proposed that this model evaluates external public‟s view of organizational results and evaluates also leaders‟ relationship with politician and further stakeholders. In addition, future research themes are presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic servicesen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectQuality in public servicesen
dc.subjectExcellence modelsen
dc.titleCritérios de excelência em modelos de gestão da qualidade em serviços públicos : uma análise comparativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919637pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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