Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBittencourt, Helio Radkept_BR
dc.contributor.authorViali, Lorípt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Alziro Cesar de Moraispt_BR
dc.contributor.authorCasartelli, Alam de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98891pt_BR
dc.description.abstractDesde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vem promovendo modificações em relação à forma de avaliação dos cursos de graduação brasileiros que incluem a criação de novos conceitos e alterações na composição e nos pesos dos conceitos derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, a transparência na divulgação dos resultados é cada vez maior. Na edição 2008 do Enade, a divulgação detalhada dos resultados permitiu uma análise minuciosa do principal indicador oficial da qualidade dos cursos de graduação brasileiros – o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito das ponderações utilizadas no CPC e, principalmente, examinar o impacto que eventuais mudanças teriam sobre os conceitos de cursos oferecidos por universidades privadas e federais brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractSince the implementation of the National Higher Education Evaluation System (SINAES), in 2004, the Ministry of Education (MEC) through the National Institute of Educational Studies and Research Anisio Teixeira (INEP) is promoting changes related to the evaluation of undergraduate programs in Brazil. Such changes include the creation of new concepts and modifications in the composition and in the weights of the concepts derived from the National Student Performance Exam (Enade). Furthermore, transparency in the dissemination of results is increasing. In the 2008 edition of Enade, a detailed disclosure of the results allowed a rigorous analysis of the main official indicator of the quality of undergraduate programs in Brazil, the CPC (Preliminary Program Rating). This paper aims to analyze the effect of the weights used in the CPC, and especially consider the impact that some changes would have on the CPC of programs offered by private and federal universities in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba. Vol. 15, n. 3 (nov. 2010), p. 147-166pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirapt_BR
dc.subjectEnadeen
dc.subjectCPCen
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectEducational evaluationen
dc.subjectConceito Preliminar de Cursopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.titleMudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadaspt_BR
dc.title.alternativeChanges in the weights of the CPC and their impact on results of evaluation in federal and private universities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000783847pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples