Browsing by Author "Búrigo, Elisabete Zardo"
Now showing items 1-20 of 34
-
Análises Comparativas de Provas do Cálculo Diferencial Com Provas do PREI da UFRGS
Oliveira, Fernando Rodrigues de; Búrigo, Elisabete Zardo; Doering, Luisa Rodríguez (2010) [Abstract published in event] -
Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
Búrigo, Elisabete Zardo; Peixoto, Fernando Augusto Braun (2018) [Journal article]O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os ... -
Uma aproximação pela escuta : o que contam seis alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o estudo da matemática na pandemia
Pedrotti, Treici Maiara (2022) [Work completion of graduation]Este trabalho visa compreender por meio da escuta como seis alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas das redes estadual e municipal de Porto Alegre vivenciaram o processo de ensino e aprendizagem da ... -
Aspectos relacionados aos diferentes significados de número racional presentes na Base Nacional Comum Curricular
Trindade, Stephanie da Silva; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Complete work published in event] -
A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
Trindade, Stephanie da Silva (2021) [Dissertation]Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre ... -
O currículo escolar frente à base nacional comum curricular : um estudo com professores de matemática da rede municipal de ensino de São Leopoldo
Silva, Luiz Fernando da (2021) [Dissertation]Frente à exigência legal de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a partir de 2020, a pesquisa buscou escutar professores, especificamente, quatro professoras que ensinam Matemática ... -
O currículo no cotidiano de uma turma da Educação de Jovens e Adultos
Coutinho, Marluce Albring; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Complete work published in event] -
Um diário de classe : memórias de uma professora primária
Souza, Maria Gabriela Pires de (2022) [Work completion of graduation]A história de vida de uma mulher carrega em si muitas vozes. Vozes que se tentou apagar. Mas, uma voz, um testemunho de vida, pode recuperar os acontecimentos de uma época. Estudar e escutar as vozes que foram silenciadas ... -
Didática da Matemática no curso normal : saberes para ensinar Matemática no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha em tempos de pandemia
Rosa, Nícolas Giovani da; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Abstract published in event] -
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
Coutinho, Marluce Albring; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Journal article]Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir ... -
Ensino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848 : desafios sociais e culturais para a formação de professores primários
D’Enfert, Renaud; Búrigo, Elisabete Zardo (2019) [Journal article]No século XIX, o sistema educacional francês e o próprio ensino estavam organizados segundo as classes sociais às quais os alunos pertenciam: a escola primária constituía a escola do povo e o ensino secundário, a escola ... -
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
Hofstetter, Rita; Schneuwly, Bernard; Borer, Valérie Lussi (2021) [Translation] -
II Seminário práticas e saberes matemáticos nas escolas normais [anais]
Dalcin, Andréia; Alves, Antônio Maurício Medeiros; Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva; Rios, Diogo Franco; Búrigo, Elisabete Zardo; Pereira, Luiz Henrique Ferraz; Fonseca, Marcia Souza da; Fischer, Maria Cecilia Bueno; Montoito, Rafael (2019) [Anais Event] -
Uma investigação sobre criticidade e empoderamento dos alunos via discussão de questões de matemática do ENEM
Santos, Liliane Cristine Chaves (2021) [Dissertation]Este trabalho apresenta uma investigação com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Porto Alegre, que foram convidados a discutir e resolver questões da prova de Matemática do Exame Nacional do ... -
I Seminário Nacional Práticas Escolares e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais [Anais]
Dalcin, Andréia; Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva; Rios, Diogo Franco; Búrigo, Elisabete Zardo; Pereira, Luiz Henrique Ferraz; Fischer, Maria Cecilia Bueno (2020) [Anais Event] -
Máquinas e números : traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970
Búrigo, Elisabete Zardo; Rosa, Nícolas Giovani da (2021) [Journal article]O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas ... -
Matemática e sementes : articulação de saberes em uma escola multisseriada do litoral norte do Rio Grande do Sul
König, Alice Trisch (2019) [Dissertation]Este texto apresenta um relato e uma discussão de uma prática curricular que articulou saberes matemáticos escolares e estudo de sementes crioulas, em uma turma de quinto e sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola ... -
Memorização e compreensão : aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
Rosa, Nícolas Giovani da (2019) [Work completion of graduation]Este trabalho situa-se no campo de pesquisa em História da Educação Matemática e tem como objetivo reconstituir traços das aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960, a partir de memórias e ... -
Mulheres matemáticas brasileiras : conversas sobre desafios na carreira profissional
Postiglione, Suzi Darlei Luz (2021) [Work completion of graduation]O trabalho tem como motivação o estudo sobre as mulheres matemáticas brasileiras, de modo a entender se existe discriminação de gênero, se sofrem preconceito por serem mulheres, saber das suas contribuições para a matemática. ... -
Negociações de sentidos na educação matemática de jovens e adultos : a escuta de uma sala de aula
Coutinho, Marluce Albring (2019) [Dissertation]Esta dissertação apresenta uma investigação sobre negociações de sentidos e de significados matemáticos envolvidas no estudo das operações aritméticas básicas da matemática - adição, subtração, multiplicação e divisão - ...