Browsing Theses and Dissertations by Author "Kaercher, Nestor André"
Now showing items 1-20 of 23
-
Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
Dias, Fábio Ferreira (2012) [Dissertation]Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital ... -
A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
Santos, Ana Gissele da Silva (2011) [Dissertation]Reflexões sobre a aula de Geografia. Considerando que as situações diárias tendem a ter certa naturalidade, o que impede uma reflexão, um (re) pensar da ação, almejase refletir a aula de Geografia nas séries finais do ... -
Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais
Ferreira, Débora Schardosin (2014) [Dissertation]O trabalho discute a importância da pesquisa das práticas cotidianas dos jovens no seu lugar de vivência para o ensino de Geografia. Para este fim, contextualiza o jovem em sua condição juvenil como sujeito com suas ... -
O Currículo vai à rua ou a rua vem ao currículo?
Martinez, César Augusto Ferrari (2012) [Dissertation]Este trabalho pesquisa as relações existentes entre a escola e a cidade a partir de estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). Como uma instituição que atende jovens em situação de rua, a ... -
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma colaboração do ensino da geografia com a psicanálise e educação
Costa, Felipe Velho Azevedo (2019) [Dissertation]O presente trabalho tem por objetivo construir uma noção acerca da forma que os professores marcam os alunos e se tornam significativos para eles. Trata-se de uma investigação de mim mesmo em convívio com os outros e de ... -
O ensino de Geografia na visão dos alunos secundaristas : limites presentes, desafios futuros
Kaercher, Nestor André (1995) [Dissertation]Esta dissertação de mestrado procurou estudar como está o ensino de Geografia na escola pública. Buscou-se perceber quais os principais tipos de conteúdos e valores, enfim, quais linhas metodológicas e curriculares o ... -
O ensino médio técnico integrado visto por quem sente e vê: os jovens fronteiriços e o professor de geografia
Bohrer, Marcos (2017) [Dissertation]A presente pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos e as expectativas que os jovens da primeira turma (2015) do IFPR – Campus Avançado Barracão/PR atribuem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) ... -
Entre cheias e vazantes, as geografias da escola de várzea, Santarém-PA
Pontes, Rosicléia Sales (2022) [Dissertation]Esta dissertação objetiva conhecer as especificidades das geografias dos estudantes da várzea e a sua relação com o currículo escolar na comunidade São Ciríaco do Urucurituba, em Santarém-Pará, procurando identificar as ... -
Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
Freisleben, Alcimar Paulo (2018) [Thesis]Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais ... -
Geografia escolar: as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de Geografia
Menezes, Victória Sabbado (2016) [Dissertation]A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. Ao considerar ... -
A geografia escolar na prática docente : a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia crítica
Kaercher, Nestor André (2004) [Thesis]Esta tese apresenta dois focos principais de interesse: o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio (EFM) e a formação de professores de Geografia. Nos interessamos, particularmente, em saber como o movimento de ... -
A geografia escolar tem tudo pra ser e não é. Por quê?
Reis, Sabrina Guimarães (2015) [Dissertation]A presente dissertação, inicialmente, realiza uma análise sobre o porquê da Geografia, ainda hoje, ser vista por tantos alunos da Educação Básica (da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro) como uma disciplina tediosa e ... -
Geografia, espaço escolar e Hip-Hop: em busca da formação espacial cidadã com as juventudes da EMEM Emílio Meyer - Porto Alegre-RS
Franco, Felipe da Costa (2021) [Dissertation]O presente trabalho tem por objetivo avaliar e refletir as relações entre os sujeitos do Ensino Médio (EM) e seu espaço escolar por meio de um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Emílio Meyer, localizada ... -
O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
Osorio, Andréa Ketzer (2013) [Dissertation]O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) é uma estratégia de Educação Ambiental adotada pela Rede Municipal de Educação de Porto Alegre desde o ano de 2000. Esse trabalho consiste na análise dos avanços, dos ... -
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
Theves, Denise Wildner (2009) [Dissertation]O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera ... -
Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne : geografia e existência que (trans) formam a mim e meus alunos
Theves, Denise Wildner (2018) [Thesis]A docência é uma construção permanente e única. Os caminhos são diversos e percorridos pelo professor em parceria com suas práticas, com os alunos, com as outras pessoas, com o mundo. Num movimento reflexivo, tendo a ... -
Porto Alegre: vila, favela, bairro? o que dizem as crianças
Furtado, Tanara Forte (2014) [Dissertation]O presente estudo procura compreender como um grupo de 15 (quinze) crianças entre 8 (oito) e 12 (doze) anos de idade, moradores do Bairro Lomba do Pinheiro, localizado na zona leste da cidade de Porto Alegre e distante ... -
A Professora que queriam que eu fosse e a professora que escolhi ser : o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) na trajetória formativa de professores/as de Geografia
Macalos, Carolina Lacerda (2022) [Dissertation]O presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores/as de Geografia. O Programa, como política pública federal, ... -
As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem
Hahn, Jussiê Bittencourt (2014) [Dissertation]Neste trabalho queremos abordar as relações do ensino de geografia com os arredores da escola. Como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem. Para realização deste trabalho observamos turmas de ... -
As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia
Cardoso, Wagner Innocencio (2016) [Dissertation]A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito ...