• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Teses e Dissertações por Autor 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Navegação Teses e Dissertações por Autor
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Navegação Teses e Dissertações por Autor
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Teses e Dissertações por Autor "Kaercher, Nestor André"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 23

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola 

      Dias, Fábio Ferreira (2012) [Dissertação]
      Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital ...
    • Thumbnail

      A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA) 

      Santos, Ana Gissele da Silva (2011) [Dissertação]
      Reflexões sobre a aula de Geografia. Considerando que as situações diárias tendem a ter certa naturalidade, o que impede uma reflexão, um (re) pensar da ação, almejase refletir a aula de Geografia nas séries finais do ...
    • Thumbnail

      Canoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociais 

      Ferreira, Débora Schardosin (2014) [Dissertação]
      O trabalho discute a importância da pesquisa das práticas cotidianas dos jovens no seu lugar de vivência para o ensino de Geografia. Para este fim, contextualiza o jovem em sua condição juvenil como sujeito com suas ...
    • Thumbnail

      O Currículo vai à rua ou a rua vem ao currículo? 

      Martinez, César Augusto Ferrari (2012) [Dissertação]
      Este trabalho pesquisa as relações existentes entre a escola e a cidade a partir de estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). Como uma instituição que atende jovens em situação de rua, a ...
    • Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma colaboração do ensino da geografia com a psicanálise e educação 

      Costa, Felipe Velho Azevedo (2019) [Dissertação]
      O presente trabalho tem por objetivo construir uma noção acerca da forma que os professores marcam os alunos e se tornam significativos para eles. Trata-se de uma investigação de mim mesmo em convívio com os outros e de ...
    • O ensino de Geografia na visão dos alunos secundaristas : limites presentes, desafios futuros 

      Kaercher, Nestor André (1995) [Dissertação]
      Esta dissertação de mestrado procurou estudar como está o ensino de Geografia na escola pública. Buscou-se perceber quais os principais tipos de conteúdos e valores, enfim, quais linhas metodológicas e curriculares o ...
    • Thumbnail

      O ensino médio técnico integrado visto por quem sente e vê: os jovens fronteiriços e o professor de geografia 

      Bohrer, Marcos (2017) [Dissertação]
      A presente pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos e as expectativas que os jovens da primeira turma (2015) do IFPR – Campus Avançado Barracão/PR atribuem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) ...
    • Entre cheias e vazantes, as geografias da escola de várzea, Santarém-PA 

      Pontes, Rosicléia Sales (2022) [Dissertação]
      Esta dissertação objetiva conhecer as especificidades das geografias dos estudantes da várzea e a sua relação com o currículo escolar na comunidade São Ciríaco do Urucurituba, em Santarém-Pará, procurando identificar as ...
    • Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia 

      Freisleben, Alcimar Paulo (2018) [Tese]
      Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais ...
    • Thumbnail

      Geografia escolar: as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de Geografia 

      Menezes, Victória Sabbado (2016) [Dissertação]
      A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. Ao considerar ...
    • Thumbnail

      A geografia escolar na prática docente : a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia crítica 

      Kaercher, Nestor André (2004) [Tese]
      Esta tese apresenta dois focos principais de interesse: o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio (EFM) e a formação de professores de Geografia. Nos interessamos, particularmente, em saber como o movimento de ...
    • Thumbnail

      A geografia escolar tem tudo pra ser e não é. Por quê? 

      Reis, Sabrina Guimarães (2015) [Dissertação]
      A presente dissertação, inicialmente, realiza uma análise sobre o porquê da Geografia, ainda hoje, ser vista por tantos alunos da Educação Básica (da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro) como uma disciplina tediosa e ...
    • Geografia, espaço escolar e Hip-Hop: em busca da formação espacial cidadã com as juventudes da EMEM Emílio Meyer - Porto Alegre-RS 

      Franco, Felipe da Costa (2021) [Dissertação]
      O presente trabalho tem por objetivo avaliar e refletir as relações entre os sujeitos do Ensino Médio (EM) e seu espaço escolar por meio de um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Emílio Meyer, localizada ...
    • Thumbnail

      O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental 

      Osorio, Andréa Ketzer (2013) [Dissertação]
      O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) é uma estratégia de Educação Ambiental adotada pela Rede Municipal de Educação de Porto Alegre desde o ano de 2000. Esse trabalho consiste na análise dos avanços, dos ...
    • Thumbnail

      Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia 

      Theves, Denise Wildner (2009) [Dissertação]
      O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera ...
    • Thumbnail

      Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne : geografia e existência que (trans) formam a mim e meus alunos 

      Theves, Denise Wildner (2018) [Tese]
      A docência é uma construção permanente e única. Os caminhos são diversos e percorridos pelo professor em parceria com suas práticas, com os alunos, com as outras pessoas, com o mundo. Num movimento reflexivo, tendo a ...
    • Thumbnail

      Porto Alegre: vila, favela, bairro? o que dizem as crianças 

      Furtado, Tanara Forte (2014) [Dissertação]
      O presente estudo procura compreender como um grupo de 15 (quinze) crianças entre 8 (oito) e 12 (doze) anos de idade, moradores do Bairro Lomba do Pinheiro, localizado na zona leste da cidade de Porto Alegre e distante ...
    • A Professora que queriam que eu fosse e a professora que escolhi ser : o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) na trajetória formativa de professores/as de Geografia 

      Macalos, Carolina Lacerda (2022) [Dissertação]
      O presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores/as de Geografia. O Programa, como política pública federal, ...
    • Thumbnail

      As relações do ensino de geografia com os arredores da escola : como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem 

      Hahn, Jussiê Bittencourt (2014) [Dissertação]
      Neste trabalho queremos abordar as relações do ensino de geografia com os arredores da escola. Como o lugar de vivência do aluno pode potencializar sua aprendizagem. Para realização deste trabalho observamos turmas de ...
    • Thumbnail

      As relações raciais na parede: sentir – pensar a geografia pela fotografia 

      Cardoso, Wagner Innocencio (2016) [Dissertação]
      A presente pesquisa buscou compreender como o ensino de Geografia e a Fotografia interagiram na formação de jovens, do Ensino Médio, em uma construção coletiva de reforço de cidadania, com foco na luta contra o preconceito ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta comunidadeAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS