Navegação Teses e Dissertações por Autor "Oliven, Arabela Campos"
Resultados 1-15 de 15
-
Abordagem histórica e perspectivas atuais do ensino superior agrícola no Brasil : uma investigação na UFRGS e na UC Davis
Dias, Cleimon Eduardo do Amaral (2001) [Tese]Este estudo analisa o Ensino Superior Agrícola Brasileiro – ESAB, como “campo” (Bourdieu, 1983a), diante do cenário do mundo cambiante em que vivemos, com os seguintes objetivos: (i) resgatar parte da história, destacando ... -
Alunos do ProUni da Universidade de Passo Fundo : trajetórias, percepções/sentimentos e aproveitamento acadêmico
Estacia, Maria Aparecida Tagliari (2009) [Tese]O tema focalizado nesta tese refere-se às ações afirmativas, políticas de inclusão social especiais e temporárias. Entre estas políticas destaca-se o ProUni (Programa Universidade para Todos), criado pela lei nº 11.096, ... -
O casarão da várzea visto por dentro : trajetórias escolares de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre
Pineda, Silvana Schuler (2009) [Tese]Esta pesquisa analisa como se constituem as trajetórias escolares de estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre a partir de entrevistas narrativas semi-estruturadas realizadas com 22 alunos dessa instituição educativa ... -
Competências requeridas - competências adquiridas : o curso superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do Centro Federal de Educação Tecnológica Pelotas - RS no contexto das mudanças advindas da reforma da educação profissional
Mello, Simone Portella Teixeira de (2007) [Tese]Com base em um estudo de caso - o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do CEFET, Pelotas, RS - analiso a polissemia do conceito de competências, trazendo a tona relatos de agentes sociais significativos: ... -
Concepções e práticas ambientais : a construção do saber sobre o meio ambiente no ensino fundamental
Dal Lago, Carmen (2002) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. Trata-se de um estudo realizado em três escolas de Porto Alegre onde buscamos identificar ... -
Os fios que tecem a docência
Hardt, Lúcia Schneider (2004) [Tese]Esta Tese resulta de uma investigação que tem por objeto o estudo sobre a docência no ensino superior. A pesquisa deseja colaborar com um movimento nacional, que vem discutindo a questão da formação do professor. Os dados ... -
Formação de professores em nível de graduação na modalidade EAD : o caso da pedagogia da UDESC - pólo de Criciúma-SC
Bittencourt, Ricardo Luiz de (2008) [Tese]Esta tese decorre de uma pesquisa sobre a formação de professores em nível da graduação na modalidade Educação a Distância - EAD realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Trata-se de um estudo de caso ... -
Inovação na formação médica no Brasil e Espanha : estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul e na Universidade de Valladolid
Campos, Marcia Maciel de (2016) [Tese]A tese analisa mudanças que estão ocorrendo nos cursos de medicina no Brasil, a partir do Programa Mais Médicos e dos Novos Parâmetros Curriculares, e na Espanha, a partir da criação do Espaço Europeu de Educação Superior ... -
Intensidade e qualidade da representação estudantil em órgãos colegiados de curso do Centro Universitário Metodista (IPA) : o desafio da participação ativa
Silva, Janile Daniel Moiano (2013) [Dissertação]Esta pesquisa insere-se no campo da discussão da formação de sujeitos políticos no espaço da universidade, tendo como base as vivências de estudantes através das relações estabelecidas em órgão deliberativo, pelo sistema ... -
A internacionalização da educação superior no Brasil : um estudo de caso de alunos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS
Feijó, Rosemeri Nunes (2013) [Dissertação]A presente dissertação analisa o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), promovido pela CAPES e CNPq, por meio do estudo de alunos estrangeiros contemplados com esta modalidade de bolsa, tomando o Programa ... -
Política de ações afirmativas na UFRGS : o processo de resiliência na trajetória de vida de estudantes cotistas negros com bom desempenho acadêmico
Bello, Luciane (2011) [Dissertação]Esta dissertação analisa o processo de resiliência em estudantes cotistas de escolas públicas autodeclarados negros com bom desempenho acadêmico (Taxa Integralização Média acima de 50%), que ingressaram pelo sistema de ... -
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de filosofia da UFRGS : uma discussão sobre o conceito de pensamento crítico e as suas abordagens metodológicas
Holsback, Rafael da Silva (2014) [Dissertação]Considerando-se a recente (re)inserção da disciplina de Filosofia na escola básica brasileira – ocorrida em 2008 – e, de forma análoga, os desafios de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – ... -
Saberes em extensão universitária : contradições, tensões, desafios e desassossegos
Cabral, Nara Grivot (2012) [Tese]Esta pesquisa busca avançar na compreensão das concepções e práticas de extensão universitária, na perspectiva do encontro de saberes. No percurso investigativo, situa a extensão universitária no contexto de mudanças das ... -
O terceiro setor e a educação superior no Brasil : compromisso social das fundações em Santa Catarina, o caso Universidade do Contestado
Pegoraro, Ludimar (2008) [Tese]PEGORARO, Ludimar. O Terceiro Setor e a Educação Superior no Brasil: compromisso social das fundações em Santa Catarina, o caso Universidade do Contestado. - Porto Alegre: UFRGS, 2008. 358 f. Tese (Doutorado em Educação) ... -
Universidade e relações raciais : a perspectiva de estudantes do curso direito sobre as políticas de cotas raciais na UFRGS
Baranzeli, Caroline (2014) [Dissertação]Esta dissertação analisa as interpretações dos estudantes do curso de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - sobre políticas de ação afirmativa, mais especificamente, cotas raciais implementadas na ...