• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Teses e Dissertações por Autor 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Navegação Teses e Dissertações por Autor
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Navegação Teses e Dissertações por Autor
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Teses e Dissertações por Autor "Oliven, Arabela Campos"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-15 de 15

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Abordagem histórica e perspectivas atuais do ensino superior agrícola no Brasil : uma investigação na UFRGS e na UC Davis 

      Dias, Cleimon Eduardo do Amaral (2001) [Tese]
      Este estudo analisa o Ensino Superior Agrícola Brasileiro – ESAB, como “campo” (Bourdieu, 1983a), diante do cenário do mundo cambiante em que vivemos, com os seguintes objetivos: (i) resgatar parte da história, destacando ...
    • Thumbnail

      Alunos do ProUni da Universidade de Passo Fundo : trajetórias, percepções/sentimentos e aproveitamento acadêmico 

      Estacia, Maria Aparecida Tagliari (2009) [Tese]
      O tema focalizado nesta tese refere-se às ações afirmativas, políticas de inclusão social especiais e temporárias. Entre estas políticas destaca-se o ProUni (Programa Universidade para Todos), criado pela lei nº 11.096, ...
    • O casarão da várzea visto por dentro : trajetórias escolares de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre 

      Pineda, Silvana Schuler (2009) [Tese]
      Esta pesquisa analisa como se constituem as trajetórias escolares de estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre a partir de entrevistas narrativas semi-estruturadas realizadas com 22 alunos dessa instituição educativa ...
    • Thumbnail

      Competências requeridas - competências adquiridas : o curso superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do Centro Federal de Educação Tecnológica Pelotas - RS no contexto das mudanças advindas da reforma da educação profissional 

      Mello, Simone Portella Teixeira de (2007) [Tese]
      Com base em um estudo de caso - o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do CEFET, Pelotas, RS - analiso a polissemia do conceito de competências, trazendo a tona relatos de agentes sociais significativos: ...
    • Thumbnail

      Concepções e práticas ambientais : a construção do saber sobre o meio ambiente no ensino fundamental 

      Dal Lago, Carmen (2002) [Dissertação]
      Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. Trata-se de um estudo realizado em três escolas de Porto Alegre onde buscamos identificar ...
    • Thumbnail

      Os fios que tecem a docência 

      Hardt, Lúcia Schneider (2004) [Tese]
      Esta Tese resulta de uma investigação que tem por objeto o estudo sobre a docência no ensino superior. A pesquisa deseja colaborar com um movimento nacional, que vem discutindo a questão da formação do professor. Os dados ...
    • Thumbnail

      Formação de professores em nível de graduação na modalidade EAD : o caso da pedagogia da UDESC - pólo de Criciúma-SC 

      Bittencourt, Ricardo Luiz de (2008) [Tese]
      Esta tese decorre de uma pesquisa sobre a formação de professores em nível da graduação na modalidade Educação a Distância - EAD realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Trata-se de um estudo de caso ...
    • Thumbnail

      Inovação na formação médica no Brasil e Espanha : estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul e na Universidade de Valladolid 

      Campos, Marcia Maciel de (2016) [Tese]
      A tese analisa mudanças que estão ocorrendo nos cursos de medicina no Brasil, a partir do Programa Mais Médicos e dos Novos Parâmetros Curriculares, e na Espanha, a partir da criação do Espaço Europeu de Educação Superior ...
    • Thumbnail

      Intensidade e qualidade da representação estudantil em órgãos colegiados de curso do Centro Universitário Metodista (IPA) : o desafio da participação ativa 

      Silva, Janile Daniel Moiano (2013) [Dissertação]
      Esta pesquisa insere-se no campo da discussão da formação de sujeitos políticos no espaço da universidade, tendo como base as vivências de estudantes através das relações estabelecidas em órgão deliberativo, pelo sistema ...
    • Thumbnail

      A internacionalização da educação superior no Brasil : um estudo de caso de alunos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS 

      Feijó, Rosemeri Nunes (2013) [Dissertação]
      A presente dissertação analisa o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), promovido pela CAPES e CNPq, por meio do estudo de alunos estrangeiros contemplados com esta modalidade de bolsa, tomando o Programa ...
    • Thumbnail

      Política de ações afirmativas na UFRGS : o processo de resiliência na trajetória de vida de estudantes cotistas negros com bom desempenho acadêmico 

      Bello, Luciane (2011) [Dissertação]
      Esta dissertação analisa o processo de resiliência em estudantes cotistas de escolas públicas autodeclarados negros com bom desempenho acadêmico (Taxa Integralização Média acima de 50%), que ingressaram pelo sistema de ...
    • Thumbnail

      Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de filosofia da UFRGS : uma discussão sobre o conceito de pensamento crítico e as suas abordagens metodológicas 

      Holsback, Rafael da Silva (2014) [Dissertação]
      Considerando-se a recente (re)inserção da disciplina de Filosofia na escola básica brasileira – ocorrida em 2008 – e, de forma análoga, os desafios de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – ...
    • Thumbnail

      Saberes em extensão universitária : contradições, tensões, desafios e desassossegos 

      Cabral, Nara Grivot (2012) [Tese]
      Esta pesquisa busca avançar na compreensão das concepções e práticas de extensão universitária, na perspectiva do encontro de saberes. No percurso investigativo, situa a extensão universitária no contexto de mudanças das ...
    • Thumbnail

      O terceiro setor e a educação superior no Brasil : compromisso social das fundações em Santa Catarina, o caso Universidade do Contestado 

      Pegoraro, Ludimar (2008) [Tese]
      PEGORARO, Ludimar. O Terceiro Setor e a Educação Superior no Brasil: compromisso social das fundações em Santa Catarina, o caso Universidade do Contestado. - Porto Alegre: UFRGS, 2008. 358 f. Tese (Doutorado em Educação) ...
    • Thumbnail

      Universidade e relações raciais : a perspectiva de estudantes do curso direito sobre as políticas de cotas raciais na UFRGS 

      Baranzeli, Caroline (2014) [Dissertação]
      Esta dissertação analisa as interpretações dos estudantes do curso de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - sobre políticas de ação afirmativa, mais especificamente, cotas raciais implementadas na ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta comunidadeAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS