Now showing items 1-8 of 8

    • Abecedário de Aula 

      Martins, Jailza dos Santos (2019) [Dissertation]
      Um Abecedário de Aula: filosófico, na perspectiva da diferença em educação. Feito com matérias vividas, imperceptíveis, ou não pensadas como Aula. Em um composto labiríntico, feito da junção de verbetes retirados dos ...
    • A-traduzir em Educação: sonhografias de aula 

      Reis, Marina dos (2019) [Dissertation]
      Esta Dissertação realiza um estudo conceitual e operatório de Sonhografias em Educação, desde os aportes da Filosofia da Diferença. Como material empírico, toma as partes a-traduzir dos Cadernos de Notas 1 a 5 da Coleção ...
    • Aula, entre movimentos de vida-escrita-pensamento 

      Dalarosa, Patrícia Cardinale (2017) [Thesis]
      Este trabalho percorre variações históricas, científicas e poéticas possivelmente localizadas e, especialmente, imaginadas na borda sobre a qual uma aula se faz e na qual existe como limítrofe: espaço de ruptura e conflito, ...
    • Grimório de Eis Aice 

      Pinto, Fabiano Neu (2019) [Dissertation]
      A dissertação empreende uma tradução transcriadora de grimório a partir de sua função operatória. Para isso, se debruça sobre pesquisas da educação da diferença, utilizando referenciais ocultistas e da poética mallarmeana. ...
    • Método de dramatização da aula : o que é a pedagogia, a didática, o currículo? 

      Oliveira, Marcos da Rocha (2014) [Thesis]
      Texto de um pensamento da diferença em Educação, esta Tese escreve a tese de que a pedagogia pode ser afirmada como uma atividade de criação. Define o que é ter uma ideia pedagógica; afirma a didática enquanto criação em ...
    • Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil 

      Bandeira, Larisa da Veiga Vieira (2018) [Thesis]
      A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: ...
    • Plano do comum : signos do acolhimento em práticas pedagógicas, produzindo vidas-existência 

      Prates, Camila Camargo (2023) [Thesis]
      A presente tese de doutorado propôs-se a conversar sobre modos de acolhimento, inclusão e ensino na educação escolar, buscando o contato com pareceres pedagógicos de estudantes avaliados por apresentarem alguma dificuldade ...
    • Textos, pré-textos, aula : docência e princípio de delicadeza 

      Roos, Bibiana Munhoz (2022) [Dissertation]
      Este trabalho pesquisa o princípio de delicadeza, tal como é proposto por Roland Barthes, aproximandoo do fazer docente. Afirma que a docência é um processo constante de pesquisa e invenção. No espaço relacional da aula e ...