Browsing Theses and Dissertations by Subject "Língua inglesa"
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O acesso lexical em trilíngues brasileiros falantes de português, inglês e francês
(2016) [Dissertation]Entender como os indivíduos que falam mais de uma língua reconhecem e processam palavras de diferentes idiomas tem sido questão central nas pesquisas em multilinguismo. Nas últimas décadas, um grande número de estudos ... -
Ainda faz sentido escrever cartas? : uma experiência com ensino de gêneros na educação de jovens e adultos
(2009) [Dissertation]Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA, em uma escola pública da periferia de São Leopoldo/RS, região metropolitana de Porto ... -
A alternância causativa no português do Brasil : a distribuição do cíclico SE
(2010) [Dissertation]A presente dissertação investiga a distribuição do clítico se na alternância causativa no português do Brasil (PB). No que diz respeito à utilização deste clítico, os verbos alternantes no PB podem ser classificados em ... -
Alternância do dativo em inglês : evolução das análises e a relação entre léxico e sintaxe
(2009) [Dissertation]Com base em alguns dos principais trabalhos existentes na literatura gerativista sobre a "alternância do dativo" do inglês, identificamos e sistematizamos neste trabalho as principais restrições que, segundo a literatura, ... -
Análise de necessidades relativas ao inglês para fins acadêmicos (IFA) em uma instituição de ensino superior (IES) pública brasileira
(2020) [Dissertation]presente dissertação é o resultado de uma pesquisa voltada para o levantamento de necessidades relativas ao ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em uma instituição de ensino superior (IES) pública brasileira. Segundo ... -
An annotated translation of Narayan's novel The Guide
(2011) [Thesis]Esta tese consiste em uma tradução anotada do romance O Guia (1958), de R. K. Narayan. A tese apresenta uma discussão crítica de aspectos práticos e suposições teóricas subjacentes ao processo de tradução. Nas últimas ... -
Aprender a língua inglesa : um imperativo para o sujeito empreendedor de si
(2018) [Dissertation]Este trabalho tem o objetivo de examinar sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa na contemporaneidade. Para isso, foram analisadas enunciações sobre a aprendizagem da Língua Inglesa presentes em redações de ... -
Aquisição de acento primário em inglês por falantes de português : uma análise de derivações com sufixos não neutros via algoritmo de aprendizagem gradual - GLA
(2012) [Dissertation]Sufixos em língua inglesa são tradicionalmente divididos de acordo com a influência fonológica que exercem em derivações. Dessa forma, sufixos que não causam alteração fonológica alguma na base à qual se anexam são chamados ... -
Aquisição de inglês como língua estrangeira em uma escola pública : jogos de poder, produção e reprodução de identidades
(2005) [Dissertation]O presente estudo, situado teoricamente no campo dos Estudos da Linguagem em Aquisição de Segunda Língua, é uma investigação qualitativa a partir de alguns princípios etnográficos sobre os acontecimentos rotineiros de ... -
A aquisição de morfema em inglês como L2 : uma análise dos padrões evolutivos através do BELC (Brazilian English Learner Corpus)
(2010) [Thesis]Este trabalho aborda a aquisição de morfemas em inglês como L2 por aprendizes falantes de português brasileiro como L1 através do BELC – Brazilian English Learner Corpus – um corpus de aprendiz elaborado para os fins deste ... -
Articulação semântico-cognitiva por meio de papéis semânticos
(2007) [Dissertation]Articulação Semântico-Cognitiva por Meio de Papéis Semânticos realiza a comparação de enunciados retirados do meio jornalístico nas línguas portuguesa e inglesa, analisados com base nas teorias propostas pela gramática de ... -
Aspecto progressivo : um modal epistêmico?
(2001) [Dissertation]Esta pesquisa procurou demonstrar que o aspecto progressivo representa a opção disponibilizada pela língua portuguesa para que o falante, diante de determinadas situações, possa se referir apenas ao fragmento manifesto, ... -
A aula de língua inglesa em uma escola pública de ensino médio : o retrato de um desserviço
(2002) [Dissertation]O objetivo desta dissertação é investigar, descrever e interpretar como acontece o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês) em escola pública de ensino médio que agrupa alunos de diferentes de níveis ... -
Autoria coletiva em ambiente informatizado na perspectiva da formação de professores em língua inglesa
(2008) [Thesis]Foi estudada interdisciplinarmente a autoria coletiva, em ambiente informatizado na Web, de professores em formação (graduação e extensão) da língua inglesa como língua estrangeira. O estudo foi vinculado às linhas de ... -
O Caribe de língua inglesa : identidade cultural e representação literária
(2011) [Thesis]Este trabalho estuda os mecanismos pelos quais a identidade cultural caribenha é traduzida na literatura do Caribe de língua inglesa, num contexto sócio-político, histórico e cultural que, por sua natureza, se constitui ... -
Centros de autoacesso : uma proposta para currículo bilíngue : a função dos centros de autoacesso na aprendizagem de língua inglesa e no desenvolvimento da autonomia do aprendiz
(2010) [Dissertation]Esta pesquisa analisa o processo do desenvolvimento da autonomia de três alunos da 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngüe Português / Inglês. Baseando-se em princípios etnográficos, os dados ... -
A colaboração em díades como facilitadora da aprendizagem de língua estrangeira
(2005) [Dissertation]A presente pesquisa tem como foco investigar o processo de aprendizagem de inglês como LE em díades. A investigação deste trabalho concentrou-se primordialmente na colaboração veiculada durante as negociações realizadas ... -
Colaboração na produção escrita em segunda língua : uma proposta de revisão por pares para a aula de língua inglesa em uma escola com currículo bilíngue
(2016) [Thesis]Pesquisas têm indicado que o diálogo colaborativo poderia ser o lugar onde o uso da língua e a aprendizagem da língua poderiam coocorrer (SWAIN, 1997), tornando-se uma atividade social e cognitiva (SWAIN, 2000). A prática ... -
Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
(2016) [Dissertation]O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço ... -
Construindo um espaço de vivência e aprendizagem na aula de inglês na EJA
(2011) [Dissertation]Partindo do pressuposto que aprender uma língua é aprender a usá-la e assim participar de práticas sociais que se fazem nessa língua, este trabalho compreende o ensino de inglês na escola como uma aula de letramento (Street, ...