Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano
dc.contributor.advisor | Hentschke, Liane | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Rosane Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-11-01T02:17:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/105220 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese foi investigar os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano/bacharéis, ao longo da carreira. Para este fim foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente e as fontes sociais de aquisição. O método da pesquisa foi o estudo multicasos, orientado por um estudo de desenvolvimento de corte transversal. Participaram deste estudo, três professoras de piano, bacharéis em música, localizadas em diferentes etapas da carreira profissional. A linha discursiva desta tese foi a fenomenologia focalizada no pensamento de Heidegger. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif e Huberman, complementados por outros autores da literatura educacional e músico-educacional. Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. Também foram tratados neste trabalho, outros elementos relacionados à função do professor de piano, como algumas especificidades desta atividade e as relações entre formação profissional e docência. | pt |
dc.description.abstract | The target of this thesis was to investigation the knowledges groups that guide the pedagogic practice of the piano teachers. For that, it was observed the mobilization of the several knowledges in the speech and in the educational practice, as well as the social sources of their acquisition. The method of the research was the multi-cases study, guided by a cross-sectional study. This research has had the participation of three graduated piano teachers, in different phases of their professional career. The discursive line of this thesis was the phenomenology based on the ideas of Heidegger. The theoretical references were based on the studies of Tardif and Huberman, complemented by other authors of the educational and musician-educational literature. As a result, some knowledges groups related to this study, have been identified and discussed starting from the point of view of the time. In this thesis, others elements related to the piano teacher's function, such as some characteristics of this activity and the relationships between professional formation and the teaching, have been studied. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher’s knowledge | en |
dc.subject | Educacao musical : Piano | pt_BR |
dc.subject | Professores de piano : Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Piano teachers | en |
dc.subject | Teachers education | en |
dc.title | Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000469490 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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