Show simple item record

dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Fernando Valentimpt_BR
dc.date.accessioned2015-05-01T01:58:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1022-6508pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115743pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa as competências adquiridas por estudantes de Odontologia em um modelo curricular integrado, ao longo de sua trajetória acadêmica. Utilizou dados quanti-qualitativos e o campo de investigação foi o curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.O corpus de análise foi definido por meio da análise documental e das respostas de um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados quantitativos foram calculadas as distribuições de frequência das variáveis investigadas. Já os qualitativos foram interpretados, seguindo o método da análise de conteúdo, considerando-se os conceitos de competências técnicas e transversais. Participaram do estudo 360 estudantes, do 1.º ao 5.º ano (88,5% do total de estudantes matriculados no curso). A maior parte estava constituída por mulheres, jovens, solteiros, sem filhos, do estado de origem da Universidade, que cursaram o ensino fundamental e médio em escola particular, cujos pais possuíam ensino superior completo e renda familiar mensal entre 6 a 10 salários mínimos. As competências técnicas foram as mais observadas pelos estudantes dos anos iniciais do curso, sendo associadas às competências transversais a partir do início das Clínicas Integradas (3.º ano) e nos semestres finais da formação (período dos estágios). Para os estudantes que estavam concluindo o curso, as competências transversais foram as mais significativas para sua formação. As competências de hoje são provisórias e sujeitas a mudanças. Os currículos devem possibilitar essas mudanças, reconstruindo-se continuamente.pt
dc.description.abstractThis study analyses the competencies developed by undergraduate students of Dentistry in an integrated curriculum model, throughout his academic career. Used quantitative and qualitative data and field research was undergraduate degree in Dentistry from a traditional Federal University in southern Brazil. The corpus of analysis was defined through documentary analysis and responses to a semistructured questionnaire. For the analysis of quantitative data were calculated frequency distributions of the variables investigated (descriptive analysis). The qualitative were interpreted following the method of content analysis, considering the concepts of technical and soft competencies. 360 students from 1st to 5th year participated in the study (88.5% of all students). Most were women, young, single, childless, of the state of the University, attended elementary and secondary education in private school, his parents had high education level and privileged family income. Technical competencies were the most observed by students in the early years of the course, being associated with soft competencies from the beginning of Integrated Clinics and in the final semesters of training. For students who were completing the course, the soft competencies were the most significant for its formation. Competencies today are provisional and subject to change. Curricula must allow these changes, rebuilding itself continuously.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista iberoamericana de educación. Madrid. Vol. 67, n. 1 especial (ene. 2015), p. 43-64pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectDental curriculumen
dc.subjectCompetency-based educationen
dc.subjectCurriculos : Odontologiapt_BR
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Sulen
dc.titleCurrículos integrados e as competências construídas por estudantes de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeIntegrated curriculum and competencies developed by undergraduate students of dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000951687pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record