Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho acadêmico objetiva reforçar as teses de uma práxis pedagógica com participação ativa dos agentes culturais e educacionais, utilizando metodologias que libertem tanto o professor como o estudante dos métodos clássicos de reprodução de conteúdos e conceitos, para exercitar uma nova prática educacional, sempre se renovando e aplicando aulas criativas, inovadoras, contemplando o dia a dia e as ferramentas de comunicação disponíveis e acessíveis. Busca reafirmar o paradigma da educação ...
Este trabalho acadêmico objetiva reforçar as teses de uma práxis pedagógica com participação ativa dos agentes culturais e educacionais, utilizando metodologias que libertem tanto o professor como o estudante dos métodos clássicos de reprodução de conteúdos e conceitos, para exercitar uma nova prática educacional, sempre se renovando e aplicando aulas criativas, inovadoras, contemplando o dia a dia e as ferramentas de comunicação disponíveis e acessíveis. Busca reafirmar o paradigma da educação crítica necessária em nossas escolas para tirarmos nossos alunos da mesmice ideológica e construirmos um cidadão crítico, participativo e agente de transformações nas estruturas econômicas e sociais das sociedades onde vivem. ...
Abstract
The objective of this academic work to strengthen the thesis of a pedagogical practice with active participation of cultural and educational agents, using methodologies to release both teacher and student of the classical methods of reproduction of content and concepts, to work out a new educational practice, always renewing and applying creative, innovative classes, contemplating the day to day and the communication tools available and accessible. Search reaffirm the paradigm of critical educa ...
The objective of this academic work to strengthen the thesis of a pedagogical practice with active participation of cultural and educational agents, using methodologies to release both teacher and student of the classical methods of reproduction of content and concepts, to work out a new educational practice, always renewing and applying creative, innovative classes, contemplating the day to day and the communication tools available and accessible. Search reaffirm the paradigm of critical education needed in our schools we take our students to the ideological sameness and build a critical citizen, participatory and agent of changes in economic and social structures of the societies in which they live. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License