Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, a canção “Subirusdoistiozin”, do rapper Criolo, retrata o falar da população do Grajaú e marcas de resistência sociocultural. Amparado pelas gramáticas nuclear e periférica, este trabalho visa uma análise linguística da canção para mostrar essas marcas e contribuir para que o ...
O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, a canção “Subirusdoistiozin”, do rapper Criolo, retrata o falar da população do Grajaú e marcas de resistência sociocultural. Amparado pelas gramáticas nuclear e periférica, este trabalho visa uma análise linguística da canção para mostrar essas marcas e contribuir para que o rap faça parte do contexto escolar como um mecanismo de resistência. Desse modo, aproximando a cultura à sala de aula, espera-se que os alunos possam compreender a importância de se aprender certas marcas e gírias, uma vez que isso implica tanto poder penetrar na comunidade quanto deixar de ser diferente para esse meio. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License