O ensino de leitura através da organização tópico-comentário
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o aluno lê, ele desenvolve a habilidade de compreender a organização/estrutura do texto(de forma linear), compreendendo, que esta organização, que envolve uma sequência não tradicional de sujeito/predicado, abarca muitos aspectos linguísticos, tais como compreensão da organização ...
Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o aluno lê, ele desenvolve a habilidade de compreender a organização/estrutura do texto(de forma linear), compreendendo, que esta organização, que envolve uma sequência não tradicional de sujeito/predicado, abarca muitos aspectos linguísticos, tais como compreensão da organização sintática, da pontuação e do sentido envolvidos na constituição do texto. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License