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dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorGonchoroski, Taylorpt_BR
dc.date.accessioned2015-06-10T02:00:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117634pt_BR
dc.description.abstractO recente crescimento da pesquisa neurocientífica tem estimulado a construção de interfaces entre os campos das neurociências e da pesquisa e prática educacionais. A exploração de opiniões e conhecimentos de professores sobre tais interfaces torna-se, assim, essencial. Dessa forma, o presente trabalho objetivou investigar o acesso dos professores de ensino básico às informações neurocientíficas, assim como as opiniões e conhecimentos dos mesmos com relação ao tema. Dados coletados de 80 participantes, incluindo professores em atuação e em formação mostram que, apesar de pouquíssima utilização de conhecimentos advindos das neurociências no contexto atual, há grande entusiasmo com relação à inserção e utilização de tais conhecimentos. Quanto ao conhecimento geral em neurociências dos professores, evidencia-se a grande difusão de informações falsamente divulgadas como advindas da neurociência (“neuromitos”), sendo que o tempo de atuação como professor não contribuiu para melhor julgamento de informações. Assim, pode-se perceber que o envolvimento de profissionais de diversas áreas, objetivando principalmente o melhor fluxo de informações corretas entre neurociência e educação pode ser a chave para a futura união proveitosa entre essas duas áreas.pt_BR
dc.description.abstractThe recent growth of neuroscientific research has encouraged the construction of interfaces between the fields of neuroscience and educational research and practice. The exploration of opinions and knowledge of teachers on such interfaces becomes therefore essential. For this reason, the present study aimed to investigate the access of primary and secondary teachers to neuroscientific information, as well as their knowledge and opinions with respect to the same subject. Data collected from 80 participants, including active and in training teachers show that, despite very little use of information arising from neuroscience in the current context, there is great enthusiasm for the insertion and use of such knowledge. Regarding the general knowledge in neuroscience, it became evident the dissemination of some information falsely reported as arising from neuroscience ("neuromiths"), and the length of professional experience did not contribute to a best judgment of information. Thus, it can be seen that the involvement of professionals from various fields, mainly targeting the better flow of accurate information between neuroscience and education may be the key to a future fruitful union.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuroscienceen
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectNeuromithsen
dc.titleNeurociências na educação : conhecimento e opiniões de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967593pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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