A constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aula
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Date
2015Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. A escrita dos relatos acontece na forma de um diário, em que os alunos descrevem suas observações, práticas de ensino, questionamentos e reflexões sobre a profissão docente de maneira livre. Este estudo teve como objetivo procurar compreend ...
O presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. A escrita dos relatos acontece na forma de um diário, em que os alunos descrevem suas observações, práticas de ensino, questionamentos e reflexões sobre a profissão docente de maneira livre. Este estudo teve como objetivo procurar compreender a formação da identidade docente a partir de reflexões que surgiram no decorrer do encontro com a realidade educacional. Para a análise dos relatórios, buscou-se trabalhar a partir da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi. A partir desse referencial teórico metodológico, os textos foram analisados e “recortados” em trechos, posteriormente sendo agrupados aqueles em que foram evidenciados sentidos semelhantes e que estabeleciam relações com o objeto de estudo: a docência para a participação; a escola como instituição; dificuldades escolares como contexto do trabalho docente; a busca pelo espaço em sala de aula; relacionamento com os alunos; sentimentos quanto à prática docente. A análise investigou o processo de formação das identidades dos professores de biologia, através de como a prática significou para eles. Os estagiários indicaram refletir sobre o seu papel dentro do processo educacional, demonstrando estarem em pleno processo de significação sobre a profissão. Eles atribuíram grande importância ao relacionamento com os alunos, construindo relações dialógicas e de respeito mútuo, procurando legitimar seu lugar como professores de Biologia. A análise contribuiu para um maior entendimento das reflexões presentes durante o processo de formação das identidades docentes, além de poder orientar a organização das disciplinas de prática docente, a partir de questões que influenciam a formação dessas identidades, procurando meios de trabalhar cada vez mais a reflexividade dos estagiários. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
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