Now showing items 1-8 of 8

    • Constituição do sujeito leitor : 

      Medeiros, Cristiana Quadros de (2015) [Work completion of specialization]
      O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino ...
    • O ensino de leitura através da organização tópico-comentário 

      Moraes, Daiana Apollo de (2015) [Work completion of specialization]
      Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o ...
    • Integração fala/escrita : 

      Bianchi, Letícia Corrêa Bitencourt (2015) [Work completion of specialization]
      O presente artigo discute o que teóricos dizem ser “trabalho sobre oralidade e escrita” em sala de aula, o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a este respeito e como algumas atividades podem levar o ...
    • Leitura e tecnologias da informação e comunicação : desafios da educação na era digital 

      Martins, Caren Vanessa Capaverde (2015) [Work completion of specialization]
      O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel da leitura em um mundo dominado por tecnologias digitais que influenciam diretamente a vida dos indivíduos. Para responder às questões que norteiam este estudo − quais ...
    • Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática 

      Lima, Caroline Rodrigues de (2014) [Work completion of specialization]
      A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se ...
    • Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas 

      Cambruzzi, Viviane (2015) [Work completion of specialization]
      Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e ...
    • O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo 

      Paiva, Camilla Freitas (2015) [Work completion of specialization]
      O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos ...
    • Texto : objeto de ensino para o aprendizado de língua portuguesa 

      Bernardo, Bruna Amaral (2013) [Work completion of specialization]
      Este trabalho apresenta alternativas de uma nova forma de se ensinar língua portuguesa, tendo como objeto o texto. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão centrada no que tem sido feito em sala de aula para, então, discutir ...