Browsing Performing Arts by Author "Spritzer, Mirna"
Now showing items 1-17 of 17
-
Á procura de um subtexto contemporâneo
Lazzareti, Angelene (2013) [Dissertation]O presente estudo apresenta uma reflexão sobre o trabalho criativo do ator contemporâneo e seus suportes a partir do conceito de subtexto de Constantin Stanislavski. O subtexto é entendido nesta pesquisa como o trabalho ... -
Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
Simas, Lucas Silveira (2015) [Dissertation]Aproximando conceitos como Teatro Documental (Erwin Psicator), Biodrama (Vivi Tellas), autoficção (Serge Doubrovsky) e espetáculos contemporâneos previamente selecionados por suas proximidades discursivas, a pesquisa ... -
Boca no mundo : palavras de um professor-artista
Mödinger, Carlos Roberto (2020) [Thesis]A tese descreve e reflete sobre a criação cênica Boca no mundo, com atuação do autor, direção cênica de Patrícia Fagundes e dramaturgia criada por ambos. Apresenta a palavra na cena como parte de uma ação total e como modo ... -
A canção em cena : corpo e gesto nas vozes de Mônica Salmaso e Maria João
Petrucci, Ligia Antonela da Silva (2018) [Dissertation]A partir da premissa de que a canção é também uma arte da cena, a pesquisa se dedica à análise das performances de palco da cantora brasileira Mônica Salmaso e da cantora e compositora portuguesa Maria João. Para compreender ... -
Cia. Stravaganza : um olhar sobre os processos criativos no teatro de grupo
Mottola, Adriane Cecília Pinto (2009) [Dissertation]Esta dissertação estuda os processos criativos da Cia. Teatro di Stravaganza em seus 21 anos de existência, a partir da ótica do teatro de grupo: uma unidade de trabalho consistente, que propõe um teatro que tenha um caráter ... -
ENTRE : a trama dos corpos e do acontecimento teatral
Lazzareti, Angelene (2019) [Thesis]Esta pesquisa deseja conceber uma reflexão sobre o entre como trama dos corpos e do acontecimento teatral. O objetivo é tratar das relações existentes nesse acontecimento – no qual, inclusive, os corpos acontecem –, evento ... -
Escuto poesia na vida alheia : um processo de criação radiocênica
Azevedo, Mariana da Rosa (2017) [Dissertation]O presente trabalho investigou o processo artístico de diferentes vocalidades a partir de histórias reais, experimentando aproximações e verticalizações entre duas linguagens: a cênica e a radiofônica. O objetivo principal ... -
Experiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docente
Porto, Rochele Resende (2019) [Thesis]Esta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas ... -
Fragmentos Brietzkianos : estudo da cena nas montagens Brechtianas de Irene Brietzke
Vieira, Carlos Humberto Vasconcellos (2008) [Dissertation]Este trabalho estuda a construção da cena nas montagens brechtianas dirigidas por Irene Brietzke, destacada diretora gaúcha das últimas décadas do século passado, buscando documentar e resgatar seu processo criativo, ... -
Imagens da pintura como estímulo para a composição da personagem teatral
Bau, Agata (2010) [Dissertation]O objeto de estudo desta Dissertação de Mestrado é o processo de composição da personagem teatral tendo imagens da pintura como estímulo para a mobilização física e emocional do ator no momento de criação. Traz alguns ... -
Morredeiro : a corporalidade perturbadora numa criação cênica de horror
Farias, Paulo Roberto (2019) [Dissertation]Este memorial crítico-reflexivo tem como ponto de partida uma investigação teórico-prática a respeito da corporalidade perturbadora do ator numa cena teatral de horror. Reflete, portanto, sobre o processo de criação do ... -
A organicidade da palavra no processo criativo do ator
Ávila, Silvana Baggio (2010) [Dissertation]Tendo como objeto de estudo a palavra no processo de criação do ator, esta dissertação reflete sobre a possibilidade de torná-la ação, a partir da mobilização dos elementos da ação física: atenção e imaginação, elementos ... -
Para além do ensaio : a meditação tibetana no processo de criação cênica
Porto, Rochele Resende (2010) [Dissertation]Esta pesquisa integra aspectos do ensinamento budista tibetano no processo de criação cênica, com o objetivo de proporcionar ao ator e o diretor uma ampliação da percepção de si durante o fazer teatral. Para tanto, utiliza ... -
A presença de corpos ausentes : a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck
Coelho, Maíra Castilhos (2012) [Dissertation]A pesquisa analisa o espetáculo “Os Cegos”, de Maurice Maeterlinck, encenado por Denis Marleau, a fim de discutir o efeito de presença do ator gerado através das máscaras videográficas. Na peça, as imagens de dois atores ... -
Quem conta um conto : o amor como encontro na contação de histórias
Rivoire, Luciene (2012) [Dissertation]O trabalho visa refletir sobre as relações de amor na contação de histórias através do relato das experiências do grupo Quem conta um conto - contadores de histórias e da trupe Quem conta um conto – trupe de contadores de ... -
Solo como un hongo : a travessia de mim mesmo em busca da escritura cênica
Muler, Gustavo Peres (2014) [Dissertation]Este memorial apresenta reflexões e práticas referentes ao processo criativo desenvolvido no exercício cênico intitulado Solo como un hongo, que foi construído com base em improvisações. O imaginário constituído por memórias ... -
A vocalidade poética do ator em seu processo de criação a partir de uma experimentação cômica
Assmann, André (2015) [Dissertation]Esta pesquisa busca o estabelecimento de um processo de criação para o ator e a relação do artista com as possibilidades emanadas no instante do ato criador a partir de experiências notórias na sua prática cênica. O estudo ...