Navegação Multidisciplinar por Autor "Calabró, Luciana"
Resultados 1-20 de 30
-
Uma análise cientométrica dos servidores da Capes com pós-graduação “stricto sensu”
Souza, Patrisia Rodrigues de (2020) [Dissertação]Considerando a importância e a necessidade de avaliar o impacto de ações de desenvolvimento para as organizações, identificar de que forma uma instituição pública está aproveitando os recursos despendidos na qualificação ... -
Uma análise sobre os alunos do curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS
Granville, Magda Lorenz (2017) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado apresenta o perfil dos alunos ingressos em 2014 no curso de Especialização em Saúde da Família, financiado pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde, ... -
Avaliação cientométrica da Chamada Pública voltada à prevenção e ao combate ao vírus Zika
Queiroz, Kelly Rocha de (2021) [Tese]A presente tese possui o objetivo de avaliar a atividade científica desenvolvida pelos pesquisadores apoiados pela Chamada Pública voltada à Prevenção e Combate ao vírus Zika decorrente do Acordo de Cooperação Técnico-Científica ... -
Avaliação da contribuição técnico científica dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - RENORBIO no desenvolvimento do Estado de Pernambuco
Ferreira, Sandra Maria Morgado (2020) [Tese]Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB - RENORBIO), nas Nucleadoras de Pernambuco, compostas pelas Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade ... -
Avaliação do desempenho do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na relação ingressantes/ formados: uma comparação com a modalidade presencial
Lenuzza, Carlos Cezar Modernel (2020) [Dissertação]Esta dissertação, com o propósito de obtenção do grau de mestre, no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do ... -
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
Fortuna, Ana Dalva Magrani Carneiro (2016) [Dissertação]O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho ... -
Avaliação intermediária dos resultados alcançados pelos projetos aprovados no âmbito do edital Programa Ciências Forenses
Barbosa, Renata Pinheiro (2020) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivo avaliar a política pública realizada pela CAPES no que tange ao incentivo à pesquisa e à formação de pessoal qualificado em nível superior na área de ciências forenses. Como objeto de ... -
Caracterização da população dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq
Reis, Guilherme Paiva (2016) [Dissertação]As bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são destinadas aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica. ... -
Caracterização da produção científica dos gestores de pesquisa e de extensão dos Institutos Federais
Pessini, Magali Inês (2019) [Tese]Em sua centenária trajetória a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem marco de origem o ano de 1909, e passou por significativas alterações estruturais, que dentre seus pressupostos institui a ... -
Contribuições do programa pesquisa para o SUS : gestão compartilhada em saúde como mecanismo de fomento descentralizado destinado a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação no setor saúde
Souza, Gilberto Ferreira de (2017) [Tese]A presente tese objetivou identificar as contribuições do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS para o processo de descentralização do fomento em ciência, tecnologia e inovação no setor saúde. ... -
Efeitos dos programas de iniciação científica e Ciência sem Fronteiras na Pós-graduação Stricto Sensu Brasileira : um olhar sobre o egresso
Balbinot Junior, Adi (2020) [Tese]O presente trabalho apresenta uma breve descrição das políticas públicas: Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa Ciência sem ... -
Ensino de ciências e matemática no Brasil : um estudo cientométrico sobre a interdisciplinaridade e a internacionalização da área e de seus programas de pós-graduação
Viggiani, Eloisa (2020) [Tese]A Área Ensino é interdisciplinar por definição e vem valorizando a composição de corpos docentes com formação em diferentes Áreas do Conhecimento. A interdisciplinaridade é um fenômeno complexo e multidimensional, que pode ... -
Formando espíritos científicos : epistemologia bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na educação básica de Florianópolis - SC
Koeppe, Cleise Helen Botelho (2020) [Tese]A Educação de crianças, adolescentes e jovens pressupõe mais do que transmitir conhecimentos, exige dos professores, orientarem as construções idiossincráticas formativas desses indivíduos, mostrando-lhes que podem ser ... -
Hortas escolares como instrumento de aprendizagem e de promoção da alimentação saudável
Rocha, Caio Tibério Dornelles da (2020) [Tese]Uma longa atuação profissional e preocupação com questões como Insegurança Alimentar, desnutrição e obesidade em crianças e adolescentes, alimentação saudável e Hortas Escolares foram algumas das pautas que impulsionaram ... -
Indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho complementares aos utilizados pelo sistema de avaliação da Capes : área Ciências Biológicas II
Gheno, Ediane Maria (2019) [Tese]Os indicadores aplicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para monitorar e avaliar a qualidade e o desempenho dos Programas de Pós-Graduação brasileiros fornecem importantes informações ... -
PPSUS : um estudo avaliativo a partir do ponto de vista do CNPq
Oliveira, Suzana Rachel de (2021) [Tese]O Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), política intersetorial da área de saúde e de ciência, tecnologia e inovação, tem como propósitos: financiar pesquisas em temas prioritários de saúde ... -
A prática da ginástica laboral como ferramenta da melhoria na qualidade de vida em uma instituição pública federal
Melo, Ângela Rosana Ferreira de (2015) [Dissertação]A globalização e o avanço da tecnologia nos impõem uma série de questionamentos sobre as relações de trabalho, o papel das organizações em que estamos inseridos e a inter-relação destes diversos segmentos em nosso dia-a-dia. ... -
Prêmio Capes de Tese : análise do perfil e da produção científica dos candidatos e premiados
Carvalho, Renato Barros de (2018) [Tese]As premiações científicas estão se consolidando na comunidade científica como prática de valorização de pesquisadores e identificação de talentos. O Brasil, por meio de políticas públicas, tem o desafio de formar doutores ... -
Produção científica e formação de recursos humanos em bioquímica no Rio Grande do Sul
Calabró, Luciana (2011) [Tese]A produção científica brasileira em Bioquímica está crescendo rapidamente, e o Rio Grande do Sul se destaca nesse contexto. Por esta razão, o objetivo deste estudo é caracterizar, no período de 1999 a 2010, os professore ... -
Produção científica e formação de recursos humanos na área de bioquímica em instituições federais do RS : fomento estadual
Calabró, Luciana (2008) [Dissertação]A produção científica brasileira na área de Bioquímica cresce de maneira admirável, e, em tal contexto, o Rio Grande do Sul se destaca. Assim, o presente estudo visa a traçar o perfil da pesquisa científica no estado, tendo ...