• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Multidisciplinar por Título 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Navegação Multidisciplinar por Título
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Navegação Multidisciplinar por Título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Multidisciplinar por Título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 2133

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Uma abordagem CTS das máquinas térmicas na revolução industrial utilizando o RPG como recurso didático 

      Sabka, Diego Ricardo (2016) [Dissertação]
      O Ensino de Física em um mundo democrático requer mais práticas curriculares que abordem as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia (C&T). Buscando articular uma visão marxista com pressupostos do movimento CTS, o ...
    • A abordagem CTS no contexto da formação e da atuação dos professores da área de ciências da natureza 

      Cortez, Jucelino (2018) [Tese]
      As ações que permeiam a Educação e o Ensino das Ciências da Natureza estão em constante transformação, buscando sempre atender anseios para o desenvolvimento de um educando apto a enfrentar os desafios de uma sociedade ...
    • Abordagem de frações equivalentes : uma experiência no 6º ano do ensino fundamental 

      Souza, Roseane Nunes Garcia de (2019) [Dissertação]
      O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino de frações baseado na ideia “elementar” na matemática de relação de equivalência. Apresenta uma construção dos números racionais pela ciência matemática e discute ...
    • Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal 

      Vargas, Ghisiane Spinelli (2018) [Dissertação]
      Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser ...
    • Thumbnail

      Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos 

      Costa, Luciana Teixeira da (2016) [Dissertação]
      Esta pesquisa tem como objetivo abordar diferentes metodologias de ensino utilizando recursos midiáticos no Ensino Médio para ensinar o conteúdo de Química Tabela Periódica e suas propriedades. Também, verificar, junto aos ...
    • Thumbnail

      Abordagens sobre a produção científica brasileira em números, conceitos e quase letras 

      Strehl, Leticia (2017) [Tese]
      Com a adoção de diferentes estratégias de pesquisa identificadas no texto como “Números”, “Conceitos” e “Quase letras”, a tese busca compreender as relações entre as condições de atuação científica, os comportamentos ...
    • Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla 

      Backendorf, Viviane Raquel (2020) [Tese]
      O Cálculo Diferencial e Integral, disciplina integrante do currículo de alguns cursos de graduação, leva em sua ementa temas da matemática avançada, mas apoia-se nos conceitos da matemática elementar. Na experiência como ...
    • Thumbnail

      Ação de Linguagem e Mineração de dados : níveis de complexidade na análise de textos 

      Corrêa, Ygor (2016) [Tese]
      Esta é uma pesquisa quali-quantitativa que tem por base teórico-epistemológica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e a Teoria da Complexidade, uma vez que ambas as teorias contribuem para a compreensão da ação de ...
    • Acessibilidade em plataforma de educação a distância : um olhar a partir dos usuários surdos sobre os princípios de acessibilidade na Web 

      Goes, Camila Guedes Guerra (2019) [Tese]
      A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a acessibilidade em ambiente de educação a distância, na perspectiva do surdo usuário de Libras, contribuindo para a ampliação dos padrões de acessibilidade à Web. Para tal, ...
    • Acessibilidade sensorial para o acesso à educação superior pública pelas pessoas com deficiência : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos no âmbito da Capes e UAB 

      Aguiar, Weslei Oki de (2020) [Dissertação]
      A pesquisa realizada dispôs-se a identificar as atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado Brasileiro, por meio de legislações e programas, e direcionadas à área ...
    • O acesso ao ensino superior público brasileiro : um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio 

      Nascimento, Matheus Monteiro (2019) [Tese]
      Uma das maiores exigências da sociedade neoliberal é uma elevada qualificação educacional para a entrada, ou permanência, no mercado de trabalho. Hoje, um título do ensino superior é critério seletivo para a maioria dos ...
    • Ações afirmativas na pós-graduação 

      Pereira, Fabiana Santos (2019) [Dissertação]
      Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises ...
    • Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica 

      Pinto, Shéridan dos Reis (2020) [Dissertação]
      Esta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes ...
    • Thumbnail

      Ações para a formulação de um protocolo de rastreabilidade de erva-mate 

      Schuchmann, Cleide Elisa Zanella (2002) [Dissertação]
      O trabalho enfatiza dois temas emergentes no campo dos agronegócios: a segurança alimentar e a rastreabilidade de alimentos. A segurança alimentar pode ser garantida através de um sistema de rastreabilidade que descreve a ...
    • Thumbnail

      O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem 

      Carneiro, Mára Lúcia Fernandes (2003) [Tese]
      Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca ...
    • Thumbnail

      Adaptatividade em apresentações paralelas multimídia : trajetórias de aprendizagem temporais 

      Zunguze, Manuel Constantino (2017) [Tese]
      Será que os estudantes de hoje têm habilidades para alternar o foco, dividindo seu tempo de estudo entre duas ou mais “fontes didáticas” às quais são expostos? Nesta tese se entende por “fonte didática” toda fonte de ...
    • Thumbnail

      Adesão metal-polímero: dispositivos de medição e correlações físico-químicas 

      Gasparin, Alexandre Luis (2011) [Tese]
      Uma maneira de quantificar a resistência da interface de materiais compósitos é medindo a tensão necessária para separar o filme do substrato. Esta tensão é frequentemente usada como um parâmetro de projeto para desenvolver ...
    • Thumbnail

      Adoção da agricultura de precisão no Rio Grande do Sul 

      Anselmi, Adriano Adelcino (2012) [Dissertação]
      O Brasil tem posição de destaque na produção agrícola mundial. A adoção de tecnologias que permitam preservar os recursos naturais e produzir alimento em quantidade e com qualidade é importante para o desenvolvimento do ...
    • Adoção de inovações didáticas no ensino universitário de física na perspectiva de transposições praxeológicas 

      Oliveira, Tobias Espinosa de (2019) [Tese]
      Diminuir a distância entre pesquisa e prática em Educação em Ciências é um objetivo a ser perseguido. Em particular, algumas inovações didáticas, como métodos ativos de ensino, que apresentam bons resultados em pesquisas ...
    • Thumbnail

      Adoção e difusão de inovações didáticas em disciplinas de física geral : estudos de caso em duas universidades públicas brasileiras 

      Müller, Maykon Gonçalves (2017) [Tese]
      Tornar o ensino centrado nos estudantes tem sido foco de atenções de grande parte da área de pesquisa e ensino de Ciências nos últimos 30 anos. Essa tendência tem origem nos resultados poucos positivos em relação à ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta comunidadeAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS