Browsing Multidisciplinary by Author "Dalcin, Andréia"
Now showing items 1-13 of 13
-
A aritmética nos escritos de Rosvita de Gandersheim
Führ, Lucas (2024) [Dissertation]Esta dissertação, situada na interface entre a História da Matemática e da Educação Matemática, tem por objetivo refletir e analisar os escritos de Rosvita de Gandersheim, tendo como fontes traduções encontradas nas línguas ... -
Clube de Literatura e Matemática como espaço de diálogo e formação docente
Stachelski, Alessandra Heckler (2023) [Dissertation]A pesquisa investigou as conexões entre matemática e literatura, tendo como foco as possíveis contribuições destas conexões para a formação de professores. Foi realizada uma ação de extensão denominada “Clube de Literatura ... -
Compreensões e usos das noções topológicas durante o movimento da matemática moderna
Cavalheiro, Yasmin Barbosa (2021) [Dissertation]A pesquisa tem como problemática investigar “Que compreensões e usos das noções topológicas emergiram durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil?”. Trata-se de uma pesquisa no campo da História da Educação Matemática ... -
Comunicados escolares : reflexões sobre o ensino de matemática nos grupos escolares catarinenses (1941–1950)
Pires, Vanessa da Silva (2022) [Dissertation]A pesquisa, situada no campo da História da Educação Matemática (HEM) catarinense, toma como objeto de estudo os Comunicados escolares sobre o ensino da Matemática, produzidos por professores e professoras catarinenses que ... -
Ensinar e aprender Matemática, ressonâncias da Escola Nova : um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1955)
Rheinheimer, Juliana Mercedes (2018) [Dissertation]A pesquisa tem o propósito de investigar o processo de formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha no período de 1940 a 1955 trazendo como problemática norteadora “como se desenvolveu a formação ... -
Um estudo sobre elementos matemáticos em contos de Malba Tahan
Zwiernik, Luara (2021) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objeto de estudo contos do autor-personagem Malba Tahan, com o intuito de responder a pergunta diretriz “como e quais elementos matemáticos emergem e são abordados em contos de Malba Tahan?”. A partir ... -
A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
Silva, Sara Regina da (2019) [Dissertation]Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar o Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ocorrido no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre/RS, durante o período ... -
Livros didáticos de aritmética na imigração italiana do Rio Grande do Sul (1875 – 1905)
Bertholdo, Delma Tânia (2020) [Dissertation]A imigração italiana no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX representou um desafio aos imigrantes devido a inexistência de estrutura física nas colônias. A literatura que retrata o histórico de ... -
Matamáticas presentes em livros de leitura : possibilidades para a educação infantil
Arnold, Denise Soares (2016) [Dissertation]Esta pesquisa, de natureza qualitativa teve por objetivos: a identificação e classificação de livros de leitura destinados a crianças da Educação Infantil, entre quatro e seis anos, em que a matemática se fizesse presente, ... -
A matemática na formação das professoras normalistas : o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna
Bonfada, Elisete Maria (2018) [Dissertation]A dissertação apresenta uma pesquisa que se situa no campo da História da Educação Matemática e que tomou por objeto de estudo a formação dos professores primários no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em ... -
Potencialidades da fotografia para o ensino de geometria e proporção em uma escola do campo
Frantz, Débora de Sales Fontoura da Silva (2015) [Dissertation]A pesquisa investigou as potencialidades da Fotografia para o ensino de Geometria, em especial para o estudo do conceito de proporções, a partir de atividades desenvolvidas com um grupo de estudantes das turmas de 8° ano ... -
Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações na formação inicial de professores que ensinam matemática
Menegazzi, Marlene (2014) [Dissertation]A presente dissertação é relativa a uma investigação sobre as potencialidades e limitações do trabalho de um grupo colaborativo durante a formação inicial de professores que ensinam frações. Participaram da pesquisa alunos ... -
Uma releitura dos princípios montessorianos para o ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Molon, João Vicente (2015) [Dissertation]Em 1870, na Itália, nasce Maria Montessori. De uma criança e adolescente curiosa, surge uma mulher corajosa e com ideias à frente de seu tempo. Ingressa na Faculdade de medicina, tornando-se a primeira mulher a concluí-la ...