Browsing Multidisciplinary by Author "Eichler, Marcelo Leandro"
Now showing items 1-17 of 17
-
Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos
Costa, Luciana Teixeira da (2016) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo abordar diferentes metodologias de ensino utilizando recursos midiáticos no Ensino Médio para ensinar o conteúdo de Química Tabela Periódica e suas propriedades. Também, verificar, junto aos ... -
Arte, estética, curadoria... E um pouco de semiótica na química
Nichele, Tatiana Zarichta (2021) [Thesis]Nesta tese busco um diálogo, um entendimento, uma reflexão, uma troca entre a química, arte, estética, curadoria e algo de semiótica, pois a interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências. No ... -
A educação em ciências biológicas na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência etnográfica na escola
Kutter, Ana Paula Zandonai (2010) [Dissertation]Este trabalho é resultado de uma experiência etnográfica que durou três anos, junto a turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, em uma escola estadual no município de Torres – RS. ... -
O ensino de química, as inovações pedagógicas e o desenvolvimento profissional de professores nas escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, nas décadas de 1990 e 2010
Silveira, Fabiana Santos (2019) [Thesis]O presente trabalho teve como objetivo fazer um resgate histórico do projeto de “Redefinição de Bases Curriculares e Metodológicas do Ensino de Química Vinculados à 28ª Delegacia de Ensino da SEC/RS”, que ocorreu em parceria ... -
Um estudo sobre a percepção de estudantes de escola básica acerca da ciência e da tecnologia dos alimentos
Leuven, Aline Fernanda Rodrigues (2013) [Dissertation]Esta pesquisa se trata de um estudo descritivo, de caráter exploratório, que busca conhecer a percepção de alunos de escola básica acerca da ciência e da tecnologia empregada e envolvida na temática dos alimentos. Através ... -
A evolução biológica segundo os autores de livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012) : buscando um eixo integrador
Braunstein, Guilherme Kunde (2013) [Dissertation]Dentre os biólogos é bem conhecido o papel central e organizador atribuído à evolução biológica dentro da Biologia, sendo essa centralidade apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma obrigação para os cursos ... -
A indiferença epistêmica e suas manifestações : desafios para o ensinar na sociedade da ignorância
Araujo, Luiz Guilherme Lucho de (2022) [Dissertation]A indiferença epistêmica apresentada na teoria dos vícios por Quassim Cassam é uma alternativa que pode justificar algumas posturas adotadas pelas pessoas diante do conhecimento produzido ao longo da história da ciência. ... -
O movimento game maker na educação profissional e tecnológica : produção de jogos digitais e seus reflexos no aprendizado dos técnicos em informática
Melendez, Thiago Troina (2019) [Thesis]A última década registrou uma evolução significativa das tecnologias da informação e comunicação, como a expansão da conectividade sem fio, a consolidação do smartphone e o aprimoramento das ferramentas computacionais. ... -
No labirinto chamado “Sociedade do Conhecimento” : um olhar etnográfico no museu de futuras escolas
Kutter, Ana Paula Zandonai (2017) [Thesis]Este trabalho é um estudo de caso etnográfico que problematiza as influências da cibercultura no ambiente escolar, considerando-o um sistema simbólico, tendo como plano de fundo momentos de mediação em Educação em Ciências ... -
Piaget explica o sujeito agnoico? as respostas dos piagetistas e algumas considerações sobre a Educação em Ciências
Moreira, Clarissa Silva (2024) [Dissertation]Compreender os elementos envolvidos na manifestação do pensamento negacionista, ou seja, como ou porque pessoas não aceitam os conhecimentos cientificamente estabelecidos, além da atrelada desimportância dada aos valores ... -
O professor de química em desenvolvimento profissional : as tecnologias digitais no contexto do PROFQUI nas regiões nordeste e sul
Gonzaga, Glaucia Ribeiro (2021) [Thesis]A formação do professor de Química vem timidamente ampliando seu espaço nas discussões dentro dos grupos de pesquisa. Porém, não apenas a formação inicial deve ser abordada, mas também o processo de formação continuada e ... -
Raciocínio ecológico-moral : um estudo sobre a caça e a proteção a mamíferos através de dilemas
Oliveira, Letícia Nascimento (2017) [Dissertation]A Educação Ambiental apresenta uma relação com o desenvolvimento moral no que se refere a valores ecológico-morais. Toda ação que é moral implica posicionar-se em relação aos valores e deveres, ou seja, o sujeito apropria-se ... -
Os sentidos da ciência e da tecnologia em textos sobre energia nas revistas semanais de informação geral no Brasil
Rossa, Carlos Eugenio (2015) [Dissertation]O ensino de Ciências/Química no enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade e Ambiente (CTSA) deve permitir ao aluno a articulação do conteúdo científico com sua realidade, de modo que ele compreenda como a ciência e as ... -
As tecnologias digitais e o ensino de química : o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores
Rosa, Marcelo Prado Amaral (2016) [Thesis]A inserção das tecnologias digitais na escola não contemplam padrões de tempos atrás. Nesse contexto encontram-se os professores e os processos formativos. Com a situação da tecnologia na sociedade posta e sem possibilidades ... -
Tensões, contradições e conflitos do programa Ciência sem Fronteiras : cinco estudos acerca de uma política pública (inter)setorial interrompida
Cruz, Viviane Xavier de Araujo (2021) [Thesis]O Ciência sem Fronteiras – CsF foi um programa de mobilidade acadêmica internacional de grande importância e de grandes proporções. Foi instituído em 2011 com o desafio de implementar 101 mil bolsas em quatro anos, com ... -
Três estudos sobre as concepções e as crenças acerca da aprendizagem e das dificuldades na aprendizagem de Ciências
Azevedo, Neyla Josiane Mânica de (2013) [Dissertation]As dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, são vistas como as grandes vilãs de qualquer sala de aula. Quando detecta-se sua presença, que por vezes acontece por meio das notas, trata-se de procurar os culpados. Uma ... -
A utilização de um objeto de aprendizagem sobre matriz elétrica para o ensino de ciências
Silveira, Fabiana Santos (2012) [Dissertation]As questões ambientais no âmbito das discussões relacionadas aos meios de produção de energia elétrica são um importante assunto a ser apresentado em contexto escolar. Nesta pesquisa, o principal objetivo foi analisar, em ...