Show simple item record

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorFornari, Melissa Kuhnpt_BR
dc.date.accessioned2015-12-08T02:42:41Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130784pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização do texto literário em aula de português como língua estrangeira (PLE). Discutimos a relação entre língua e cultura e como a literatura pode proporcionar uma aproximação entre o estudo de língua e de cultura. Apresentamos a perspectiva a partir da qual definimos texto literário e discutimos os objetivos de se inserir a literatura na aula de língua. Esses conceitos são a base para a elaboração do curso de Contos e Crônicas do Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS), aqui apresentado e discutido. Apresentamos os objetivos do curso, o perfil dos alunos, o programa e os critérios para criação e aplicação das atividades. Na parte final do trabalho, são analisadas três atividades do curso com o objetivo de promover uma reflexão sobre como a relação língua, cultura e literatura pode ser colocada em prática na sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to reflect upon the use of literary texts in Portuguese as a Foreign Language classes. Possible relations between language and culture and the way Literature may contribute to approximate the notions of language learning and cultural learning are discussed. The definition of literary text and the goals of using literature in a second language class are also presented and discussed. These concepts are the basis on which the course on Brazilian Short Stories Reading is planned and designed. This course was offered at the Portuguese for Foreigners Program at the Federal University of Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS) and it is presented and analyzed in this monograph. The objectives of the course, the profile of the students, the criteria for planning and developing the activities proposed are examined in the second part of this paper. In the final part, three activities proposed for the course are reviewed aiming at promoting a reflection on how the relationship between language, culture, and literature may be put into practice in the language class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleO texto literário na aula de língua estrangeira : um olhar, uma possibilidade, uma experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978089pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record