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dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Terena Thomassimpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-23T02:07:20Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139431pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar as diferentes representações da mulher em três romances do moçambicano Mia Couto, são eles: A varanda do Frangipani, Antes de Nascer o Mundo e A confissão da leoa. Pretende-se perceber como ocorrem essas representações e possíveis relações com o mundo de Moçambique, com suas formas de ver a vida, a mulher, a história. Notar tais ligações do narrado com a realidade do povo pode servir para um melhor entendimento do país e de seu modo de viver. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Edward Said, Homi Bhabha e Stuart Hall. A metodologia consistiu na localização e recolha dos diferentes momentos de representação feminina. Partindo desse material, analisaram-se os significados e repercussões dessas imagens. Primeiramente, buscou-se tratar de elementos relevantes da história moçambicana, por entender que é importante para compreender o livro e a literatura como um todo. Após, cada obra foi abordada separadamente, com seus elementos significativos, e a análise da representação da mulher. Pode-se concluir que o que é narrado assemelha-se, em grande parte, com o que as pessoas enfrentam no seu dia a dia. Além disso, nota-se uma maior abordagem da temática feminina ao passar dos anos por Mia Couto, juntamente com o aumento das discussões sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the different women representations in three novels by the Mozambican Mia Couto, they are: A varanda do frangipani, Antes de nascer o mundo and A confissão da leoa. It is intended to analyze how these representations occur and their possible relationships with the Mozambique world, with their ways of seeing life, the woman, the story. To notice such narrated links with the reality of people can serve to better understand the country and its way of life. The theoretical framework is based on the works of Edward Said, Homi Bhabha and Stuart Hall. The methodology consisted in locating and collecting the different female representation moments. From this material, we analyzed the meanings and implications of these images. First, it sought to address relevant elements of Mozambican history, understanding that it is important to comprehend the book and literature as a whole. After each work was approached separately, with significant elements, and the representation of women analysis.. It can be concluded that what is narrated resembles largely with what people face in their everyday life. In addition, there is a greater approach of the female subject over the years by Mia Couto, along with the increase of discussions about the topic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWomanhooden
dc.subjectCouto, Mia, 1955-pt_BR
dc.subjectLiteratura moçambicana : Romancept_BR
dc.subjectA varanda do frangipanien
dc.subjectCondição femininapt_BR
dc.subjectAntes de nascer o mundoen
dc.subjectA confissão da leoaen
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleSou uma, são todas : uma análise da condição feminina em Moçambique a partir de personagens de Mia Coutopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989756pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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