Listar Enseñanza de Historia por autor "Pereira, Nilton Mullet"
Mostrando ítems 1-5 de 5
-
Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental
Golembiewski, Fernanda de Amorim (2022) [Tesis de maestría]Esta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da ... -
Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história
Ginity, Eliane Goulart Mac (2018) [Tesis de maestría]A elaboração de narrativas históricas ficcionais pelos alunos da educação básica foi o objeto de estudo desta dissertação. Pretendi analisar como é possível construir conceitos históricos, como racismo e identidade, ... -
Memórias em disputa : a ditadura civil-militar e o ensino de história
Rosa, Eleandro Viana da (2020) [Tesis de maestría]A presente dissertação, inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, tem como tema principal as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em torno da ditadura civil-militar, ... -
Repensando a aula de história : decolonialidade, resistência e protagonismo
Nogueira, Sheila Lima (2020) [Tesis de maestría]Essa dissertação trata sobre o ensino de História através da perspectiva da pedagogia decolonial. Tem como principal objetivo pensar a aula e o currículo de História abertos às histórias e às memórias das pessoas que vivem ... -
Tempos de diferença: ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem
Ohlweiler, Romulo (2022) [Tesis de maestría]Trata-se de uma pesquisa sobre as qualidades da ludicidade no ensino de história, detendo-se especialmente nas contribuições que a metodologia da gamificação pode acrescentar aos processos de aprendizagem em história, bem ...