O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
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2016Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objeto Infância berlinense: 1900, de Walter Benjamin. O livro contém 42 quadros imagéticos, nos quais o filósofo busca retratar a burguesia alemã do início do século XX sob o ponto de vista da criança que fora. No entanto, o autor abandona o projeto autobiográfico tradicional e linear, pois entende que a memória não é coesa e que o passado é sempre articulado. Dessa forma, Benjamin constrói em Infância berlinense: 1900 uma narrativa constelacional, fragmentada e descontín ...
Este trabalho tem como objeto Infância berlinense: 1900, de Walter Benjamin. O livro contém 42 quadros imagéticos, nos quais o filósofo busca retratar a burguesia alemã do início do século XX sob o ponto de vista da criança que fora. No entanto, o autor abandona o projeto autobiográfico tradicional e linear, pois entende que a memória não é coesa e que o passado é sempre articulado. Dessa forma, Benjamin constrói em Infância berlinense: 1900 uma narrativa constelacional, fragmentada e descontínua, que pode ser lida de forma hipertextual. Assim, este trabalhou buscou desenvolver a narrativa do hipertexto neste livro, associando as suas diversas imagens. Para isso, construiu-se o site literateias.com.br, onde o livro foi disponibilizado com hiperlinks que unem os quadros uns aos outros. Desenvolveu-se também a ideia de que esta narrativa descontínua é marca do sujeito moderno, que é descentrado e fragmentado, e que tem seu nascimento ainda no século XIX. Concluiu-se, por fim, que o hipertexto ocorre também em textos impressos, e que é característica dos questionamentos trazidos pela modernidade, como o fim das grandes narrativas e a morte do autor. A diferença é que os hipertextos atuais possuem um suporte ideal, a saber, a tela do computador, que potencializa os recursos e as associações que os constituem. Nesse sentido, a construção do site literateias.com.br se mostrou fundamental, pois evidenciou o caráter hipertextual de Infância berlinense: 1900 ao mesmo tempo em que trouxe um novo fôlego à obra benjaminiana, que pode ser reinterpretada à luz desse novo suporte. ...
Abstract
This study has Berlin childhood around 1900, by Walter Benjamin, as its object. The book contains 42 imagetic frames, in which the philosopher aims to depict German bourgeoisie in the beginning of the twentieth century from the perspective of the child he once was. Nonetheless, the author forsakes the traditional and linear autobiographic project, on the basis that memory is not cohesive, and that past is always articulated. In this way, the narrative Benjamin builds in Berlin childhood around ...
This study has Berlin childhood around 1900, by Walter Benjamin, as its object. The book contains 42 imagetic frames, in which the philosopher aims to depict German bourgeoisie in the beginning of the twentieth century from the perspective of the child he once was. Nonetheless, the author forsakes the traditional and linear autobiographic project, on the basis that memory is not cohesive, and that past is always articulated. In this way, the narrative Benjamin builds in Berlin childhood around 1900 is a constelational, fragmented and discontinous one, which can be read in a hypertextual fashion. Thus, this study aimed at developing the hypertext narrative in this book, associating its diverse images. For that, we created the web site literateias.com.br, where the book has been made available with hyperlinks that unite the frames with each other. We also developed the idea that this discontinuous narrative is a hallmark of the modern individual, who is uncentered and fragmented, and who arises still in the nineteenth century. It can be concluded, finally, that hypertext also occurs in printed text, and that it is characteristical of the questionings brought about by modernity, such as the end of the grand narratives and the death of the author. The difference is that current hypertexts own an ideal support, namely, the computer's screen, which boosts the resources and the associations that constitute them. In this sense, the construction of the web site literateias.com.br has proven to be fundamental, since it elicited the hypertextual character of Berlin childhood around 1900 while at the same time bringing new breath to Benjamin's work, which can be reinterpreted in light of this new support. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
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