Show simple item record

dc.contributor.advisorBocorny, Ana Eliza Pereirapt_BR
dc.contributor.authorFortuna, Aline da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T02:25:30Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157736pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados.pt_BR
dc.description.abstractThis project identifies and analyzes the needs and profile of undergraduate students of a Math course at UFRGS concerning a glossary. From the analyses and surveys conducted, the objective of this research is to establish parameters to the development of an online glossary in Portuguese and English with terms in the field of Math based on the needs of undergraduate students of Math. For this paper are used the theoretical principles of Communicative Theory of Terminology (Cabré, 1999), Pedagogical Specialized Lexicography (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), teaching of English for Specific Purposes (Hutchinson and Waters, 1987) and Corpus Linguistics (Berber Sardinha, 2004) to achieve the intended goals. The process of identifying needs and profile of students, concerning terms, research strategies, articles used and expectations regarding a glossary, took place through tasks performed during the classes of the course Inglês Instrumental and an online questionnaire applied to a group of undergraduate students. The project results present parameters to the creation of specialized dictionaries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectPedagogical specialized lexicographyen
dc.subjectGlossários especializadospt_BR
dc.subjectTerminologyen
dc.subjectGlossaryen
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.titleParâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record