Efeito de uma intervenção educativa na adesão às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na unidade de terapia intensiva
View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: A aspiração traqueobrônquica é uma técnica amplamente usada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a finalidade de remover secreções. Apesar de existirem recomendações em nível mundial sobre o procedimento de aspiração traqueobrônquica para a adequada prevenção das infecções hospitalares, muitas vezes, essas não são seguidas adequadamente pelos profissionais da saúde. Devido a isso, tem se adotado como medida de prevenção à implantação nos setores programas educacionais. Objetivo ...
Introdução: A aspiração traqueobrônquica é uma técnica amplamente usada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a finalidade de remover secreções. Apesar de existirem recomendações em nível mundial sobre o procedimento de aspiração traqueobrônquica para a adequada prevenção das infecções hospitalares, muitas vezes, essas não são seguidas adequadamente pelos profissionais da saúde. Devido a isso, tem se adotado como medida de prevenção à implantação nos setores programas educacionais. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa sobre a adesão dos profissionais da saúde, as recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica, em pacientes internados na UTI. Material e Métodos: Estudo quasi-experimental com avaliação pré e pós-intervenção educativa teórica, utilizando recursos audiovisuais e interatividade e a intervenção educativa prática, com demonstração dos passos da técnica de aspiração pelos participantes. Os treinamentos foram realizados divididos em: duas horas realizada à noite para os funcionários dos turnos tarde e noite B, e duas horas realizadas à tarde para os funcionários dos turnos da manhã e noite A. Foram abordadas as recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na UTI. No final da intervenção educativa cada funcionário recebeu material didático sobre a técnica de aspiração traqueobrônquica. Utilizou-se o teste do quiquadrado e porcentagem com nível de significância p<0.05 para avaliar a adesão às recomendações técnica de aspiração traqueobrônquica, após aplicação de intervenção educativa. Resultados: Dos 124 procedimentos observados, tanto pré como pós intervenção, verificouse, um aumento significativo, na adesão, nas seguintes recomendações para a aspiração: uso de equipamento para proteção individual (EPI) de 50% pré para 66.1% pós (p=0.01), cuidado com a abertura da embalagem do cateter de 67.7% pré para 96.8% pós (p<0.001), uso de luva estéril na mão dominante para retirar o cateter de 79.8% pré para 92.7% pós (p=0.003) e o contato dessa luva ser apenas com o cateter de 53.2% pré para 78.2% pós (p<0.001), realização de movimentos circulares durante a retirada do cateter de 14.5% pré para 45.2% pós (p<0.001), no final do procedimento o cateter enrolado na luva estéril de 63.7% pré para 80.6% pós (p=0.003), água destilada para lavagem do látex de conexão aberta no início do procedimento de 62.1% pré para 79.8% pós (p=0.002) e descartada no final de 70.2% pré para 87.9% pós (p<0.001) e realização do conjunto dos procedimentos da técnica de aspiração de 0.8% pré para 14.5% pós (p<0.01). Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram baixa adesão dos profissionais de saúde às medidas preventivas de infecção hospitalar, indicando a necessidade de implantação de estratégias educativas. A intervenção educativa utilizada mostrou-se efetiva para melhorar a adesão às recomendações da técnica de aspiração traqueobrônquica. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Collections
-
Health Sciences (9110)Medical Sciences (1557)
This item is licensed under a Creative Commons License