Show simple item record

dc.contributor.advisorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.contributor.authorMarichal, Helena Maria dept_BR
dc.date.accessioned2009-06-16T04:13:01Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16118pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procurou investigar como o ensino de Estudos Sociais está contribuindo para a construção das noções de espaço e tempo nas séries iniciais. A pesquisa realizada foi predominantemente qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Ela foi desenvolvida em duas turmas de quarta série do ensino fundamental: uma da rede particular e outra da rede pública estadual, ambas situadas na região central de Porto Alegre (RS). Utilizaram-se como instrumentos metodológicos entrevistas com duas professoras titulares, apreciações dos planos de estudos das escolas e questionários com 39 alunos - a fim de verificar em que estágio do pensamento se encontravam, quanto às relações espaço-temporais. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, com base, principalmente, em Antunes, Menandro & Paganelli (1993), Castrogiovanni (2000) e Schäffer & Boneti (2002). Foram encontrados nos estudantes de nove a quinze anos três níveis de conhecimento: pré-operatório, operatório concreto e um estágio de transição entre esses dois níveis.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEstudos sociaispt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.titleO ensino de estudos sociais nas séries iniciais e a construção das noções de espaço e tempopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000686542pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record