Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPires, Cláudia Luísa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorDobal, Winnie Ludmila Mathiaspt_BR
dc.date.accessioned2017-06-24T02:32:58Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163446pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é o de propor uma educação territorial antirracista a partir da produção de material didático-pedagógico, que encrespe os currículos de Geografia, sobre as narrativas espaciais da comunidade quilombola Quilombo dos Alpes. Analisando e compreendendo os saberes e fazeres da comunidade quilombola em questão, assim como sua geografia histórica, para então possibilitar a geração de materiais didáticos, que sirvam como instrumento de encrespamento do ensino de Geografia e o tensionamento perante o sistema público de ensino do município de Porto Alegre, para implantação de uma educação antirracista e implementação prática da Lei 10.639/03. Discutindo os processos de exclusão e mutilação escolar dos educandos negros, reflexo de uma organização social racista e do mito de democracia racial, fundamento de construção e imagem da sociedade brasileira, discutindo também a Lei 10.639/03 dentro do ensino de Geografia, a partir do pressuposto de encrespamento. Assim como analisar as narrativas espaciais presentes na cartografia social do Quilombo dos Alpes como possibilidade de instrumentalização, encrespamento, para uma educação territorial antirracista. Compreendemos que as experiências escolares dos educandos negros, se dá de forma diversa a dos educandos não negros, reflexo da organização social e do racismo, acreditamos na possibilidade gerada pela comunidade do Quilombo dos Alpes, de encrespamento do ensino de Geografia, buscando uma educação territorial antirracista, tendo como instrumento cartografia social do Quilombo dos Alpes, Mapa Falante, baseada nas narrativas espaciais, tecidas a partir dos vínculos territoriais, marcadores territoriais e valores afro-civilizatórios da comunidade, possibilitando a permanência qualificada dos educandos negros no ambiente escolar, assim como auxiliando na legitimação da historicidade e geograficidade da comunidade quilombola na sociedade.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.titleNarrativas espaciais do Quilombo dos Alpes/ Porto Alegre/ RS: instrumento de encrespamento do ensino de Geografia, na busca de uma educação territorial antirracistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001024368pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem